É amanhã! Saiba como acessar o resultado do Enem 2018

Notas do Enem 2018 serão publicadas nesta sexta-feira, 18 de janeiro, na Página do Participante.
Em 17/01/2019 10h16 , atualizado em 17/01/2019 10h22 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Falta apenas um dia para o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. As notas serão liberadas nesta sexta-feira, 18 de janeiro, na Página do Participante e, como já é tradição, o Brasil Escola divulgará o resultado no momento em que a pontuação sair, por isso, acompanhe o nosso site e redes sociais para acessar seu desempenho em tempo real!

Tire todas as dúvidas sobre o Enem

O resultado do Enem 2018 que será liberado a partir desta sexta-feira (18) contará apenas com as notas dos estudantes que já concluíram o ensino médio até o final de 2018. Os alunos das outras séries do ensino médio que fizeram as provas apenas como treineiros só terão acesso ao desempenho em março.

Na véspera do resultado do Enem 2018, milhões de estudantes ficam ansiosos para saber se saíram bem nas provas. Se você é um deles, alguns passos podem lhe preparar para quando as notas forem divulgadas. Confira!

Como acessar o resultado do Enem 2018

O resultado do Enem 2018 sairá na Página do Participante, a qual é localizada no site do exame. O acesso é exclusivo do estudante e pode ser feito somente com o preenchimento do login com CPF e senha, além de marcar a figura solicitada pela página. 

Como recuperar a senha do Enem 2018

É comum esquecer a senha de acesso ao site do Enem 2018. Fique calmo (a)! Siga os passos abaixo para recuperá-la e acessar suas notas:

1 - Preencha o campo correspondente ao CPF e assinale a figura solicitada na Página do Participante. Após o preenchimento, clique em "Esqueci minha senha". 

2 - Na nova tela, veja se seu e-mail está correto, marque a figura solicitada e clique em "Enviar nova senha por e-mail". 

3 - Pronto! Confira se a senha foi encaminhada para o seu e-mail (veja também a lixeira/caixa de spam). Para mudar a senha, faça o login com a nova senha que você recebeu e escolha uma nova na parte de dados pessoais. 

Se você não tiver acesso ao e-mail cadastrado, é necessário clicar em "Não tenho acesso a este e-mail" para abrir uma página com o número do celular cadastrado, número para onde a nova senha será enviada por SMS. Se o seu número de telefone não é mais o mesmo, clique em "Não tenho acesso a este telefone celular" para ser redirecionado para a página de atualização de dados de contato, na qual deverá assinalar "Salvar novos dados de contato e enviar nova senha".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

SiSU, ProUni e Fies

A pontuação do Enem é a porta de entrada para a maior parte das instituições de ensino superior do país. É possível fazer faculdade com a nota do Enem pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Cada forma de ingresso tem suas regras e datas definidas, confira!

SiSU 2019/1

O SiSU 2019/1 é o sistema de seleção que substitui os vestibulares de universidades, institutos e centros federais tecnológicos, dando acesso ao ensino superior gratuito do país. O processo seletivo é exclusivo pela nota do Enem 2018. 

Saiba como funciona o SiSU e tire suas dúvidas 
 
As inscrições do SiSU serão realizadas de 22 a 25 de janeiro, ocasião em que o estudante poderá escolher até duas opções de curso e modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência). Os aprovados na chamada regular do SiSU serão conhecidos no dia 28 seguinte, enquanto a manifestação da lista de espera será de 28 de janeiro a 4 de fevereiro. 

ProUni 2019/1 

O ProUni 2019/1 oferecerá bolsas de 100% ou 50% em universidades e faculdades particulares. O estudante precisa ter feito Enem 2018 e alcançado média de 450 pontos e nota acima de zero na redação para concorrer, além de preencher pré-requisitos de renda e escolaridade. Confira todas as regras do ProUni. 

Saiba como calcular a média do Enem 2018

As inscrições do ProUni serão feitas de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. O programa terá duas chamadas regulares: 4 e 18 de fevereiro. A manifestação pela lista de espera poderá ser feita em 7 e 8 de março. 

Fies 2019/1

O Fies 2019/1 é a forma de financiar as mensalidades dos cursos de instituições particulares com a nota do Enem. São aceitas as edições de 2010 a 2018 do exame e é preciso ter média de 450 pontos e nota acima de zero na redação para participar, além de atender a pré-requisitos de renda e escolaridade.

As inscrições do Fies serão recebidas de 5 a 12 de fevereiro e o resultado será publicado no dia 18 seguinte. O financiamento conta com duas opções, sendo o Fies tradicional (juros zero para renda de até 3 salários mínimos por pessoa da família) e o P-Fies (renda de até 5 salários mínimos por pessoa da família e juros definidos pelos bancos). 

Ficou com alguma dúvida? Acesse o especial do Enem 2018 no Brasil Escola e boa sorte!


Relacionados

Confira quais universidades vão oferecer Medicina no SiSU 2019/1
O Ministério da Educação (MEC) informou que, na primeira edição de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), serão oferecidas 235.476 vagas. Desse total, 4.607 são para o curso de Medicina.
Notícias
Enem 2018: confira o resultado
Confira o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Notas foram publicadas nesta sexta-feira, 18 de janeiro, na Página do Participante. O Brasil Escola traz o resumo de como foi o exame e com usar a pontuação do Enem.
Notícias
Enem 2018: conheça 8 estudantes nota 1000 e suas dicas de redação
Conheça 8 estudantes nota 1000 na redação do Enem 2018. Eles deram dicas, contaram como foi a preparação, as propostas de intervenção e as opções de cursos no SiSU.
Notícias
Enem 2018: saiba o que fazer a uma semana do resultado
Veja o que fazer na semana que antecede o resultado do Enem 2018. Milhões de estudantes terão acesso às notas na sexta-feira da próxima semana, 18 de janeiro, pontuação que estará disponível no site do Enem, pela página do Participante, e também poderá ser consultado aqui no Brasil Escola.
Notícias
FIES 2019: confira o cronograma para o primeiro semestre
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) receberão inscrições entre os dias 5 e 23 de fevereiro de 2019. O cronograma do Edital do Fies 2019 foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 9 de janeiro.
Notícias
MEC divulga regras e datas do SiSU 2019
O Ministério da Educação informou as regras e as datas do SiSU 2019. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 22 de novembro. Saiba quando as inscrições para o SiSU 2019 serão abertas.
Notícias
ProUni 2019: confira edital com as datas e regras do programa
O Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019/1 já tem cronograma definido. Bolsas de estudos de 50% e 100% em instituições particulares de ensino superior são exclusivas para participantes do Enem 2018.
Notícias
Simulador do SiSU 2019 é lançado pelo MEC
Um simulador de notas do Enem para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi lançado nesta quinta-feira, 17 de janeiro, pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições para o SiSU 2019/1 abrem na próxima terça-feira, dia 22.
Notícias