Por G1 Campinas e região


Duas escolas estaduais de Campinas (SP) são ocupadas por estudantes do ensino médio

Duas escolas estaduais de Campinas (SP) são ocupadas por estudantes do ensino médio

Duas escolas estaduais de Campinas (SP) foram ocupadas por estudantes do ensino médio. Os alunos entraram nas unidades E.E. Ruy Rodriguez, no Parque Itajaí, e na E.E. Hugo Penteado, no Parque Floresta III, para protestar contra as reformas do ensino, trabalhista e da Previdência.

Segundo um aluno da E.E. Hugo Penteado ouvido pelo G1, os estudantes das duas unidades estão sem aula desde a quinta-feira (27).

Alunos ocupam escola Ruy Rodriguez contra reforma no ensino — Foto: Arquivo pessoal

Desocupada

Em uma página em uma rede social a direção da escola Ruy Rodriguez disse que a instituição foi desocupada e que na quinta-feira (4), as aulas voltam ao normal em todos os períodos na unidade. A Polícia Militar esteve no local nesta tarde durante a negociação com os estudantes.

Segundo a mãe de um aluno, Marlene Martins, a PM foi chamada pela direção da escola. "Não teve agressão nenhuma e nem vandalismo na escola. A escola tá tudo perfeito e a polícia notificou os alunos aqui presentes. E eu como fui a única mãe que apareceu, assinei como responsável pelos alunos", afirma.

O G1 tentou contato com a direção da E.E Hugo Penteado, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto. Até a publicação da reportagem, a escola permanecia ocupada.

Reivindicação

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação disse que os estudantes que se manifestaram em uma escola estadual da cidade não apresentaram uma pauta de reivindicação para Diretoria Regional de Ensino Campinas Oeste.

Além disso, afirmou que a Diretoria de Ensino se mantém à disposição dos estudantes e nega a informação publicada na reportagem.

A pasta disse ainda que nesta tarde, a Escola Estadual Ruy Rodriguez foi liberada e que as aulas devem ser retomadas na quinta-feira. Destacou também que alunos e professores das unidades foram prejudicados e terão que repor as aulas e que não é verdade que apenas estudantes estavam nas unidades.

A Polícia Militar foi procurada, mas não respondeu até a publicação da reportagem.

Escola publicou comunicado sobre ocupação em uma rede social — Foto: Reprodução/ Facebook

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1