Por Jorge Abreu, G1 AP — Macapá


Escola Estadual Tiradentes está sem professores de matemática — Foto: Jorge Abreu/G1

Alunos do ensino regular de duas escolas em tempo integral de Macapá se sentem despreparados em relação ao ano letivo, segundo eles. O motivo é a falta de profissionais da educação. Na Maria do Carmo Viana dos Anjos, localizada na Zona Norte, não tem professores de geografia e inglês desde o início do ano. Já a Tiradentes, no Centro, está com aulas de matemática suspensas há dois meses.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que um professor será encaminhado para a escola Tiradentes até sexta-feira (1º). Já a carência na escola Maria do Carmo Viana dos Anjos deve ser suprida até semana que vem.

A Seed destacou que recebeu, nesta quinta-feira (31), uma turma do ensino médio regular da escola Tiradentes, para discutir os problemas que estam afetando os estudantes, entre eles, a falta de professor de matemática para três turmas do 3º ano, e quatro do 2º ano.

Estudante Roberto de Almeida Júnior, da escola Tiradentes — Foto: Jorge Abreu/G1

Para o aluno Roberto de Almeida Júnior, de 18 anos, a ausência das aulas de matemática vai prejudicar no resultado de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), fundamental para estudantes do 3º ano interessados em ingressar no ensino superior. Ele foi um dos mobilizadores da escola Tiradentes para a busca de um posicionamento da Seed sobre o problema.

“Viemos reivindicar a questão da falta de professores e a negligência com o problema. Estamos nessa situação há mais de dois meses. Encerramos o segundo bimestre de aulas e não temos as notas. Eu me sinto muito prejudicado em relação ao Enem, não estou preparado para a prova”, disse.

A mesma situação preocupa uma professora e também mãe de aluno da escola Maria do Carmo Viana dos Anjos. Ela, que preferiu não se identificar, acredita que as turmas em tempo integral recebem mais atenção do poder público comparado com o ensino regular.

“O prejuízo para o estudante é muito grande. Já está sendo finalizado o segundo bimestre e até o momento a escola não tem professores. […] Os alunos ficam ainda mais revoltados porque percebem a indiferença com o ensino regular”, declarou a mãe, indignada.

Reunião na Seed foi realizada com estudantes e representante da secretaria — Foto: Jorge Abreu/G1

Sem aulas

A falta de professores também é uma realidade na Escola Estadual Maria Mãe de Deus, localizada no bairro Brasil Novo, Zona Norte. Prejudicados, os alunos resolveram realizar um protesto no horário vago, que seria para aulas de matemática e artes, suspensas desde o início do ano.

O grupo composto por turmas do 8º ano do ensino fundamental percorreu com cartazes as ruas no entorno da instituição, chamando a atenção de moradores.

A secretaria de Educação explicou que um professor de matemática já foi apresentado ao colégio. Já o docente da disciplina de artes deve iniciar na próxima semana.

Secretaria de Estado de Educação informou que problemas serão resolvidos — Foto: Jorge Abreu/G1

Tempo integral

A escola estadual Tiradentes e o Colégio Amapaense (CA) já foram alvos de reclamações de estudantes do ensino em tempo integral. Os alunos alegam sofrerem com a falta de estrutura para abrigar as turmas durante o período de 7h30 às 17h.

Entre as dificuldades estão a falta de banheiros adaptados, espaço para descanso e armário para os alunos guardarem materiais escolares. Na hora do almoço os pátios das instituições ficam lotados, porque não há espaço para os alunos sentarem.

Sobre essa situação, a Seed disse que a implantação do ensino integral faz parte do Plano Nacional de Educação do Governo Federal e que as melhorias ocorrerão de forma gradativa, a curto e médio prazo. A ampliação nos prédios das escolas iniciou em julho.

Estudantes do ensino integral reclama da falta de estrutura — Foto: Reprodução/Rede Amazônica no Amapá

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1