Por Bárbara Muniz Vieira, G1SP — São Paulo


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), durante entrevista no Palácio dos Bandeirantes — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

O governador João Doria (PSDB) disse nesta segunda-feira (24) que a partir de janeiro de 2022 todos os alunos da rede estadual de São Paulo terão aulas de inglês desde os primeiros anos. Os detalhes dessa alteração na grade, no entanto, ainda não foram definidos.

"Hoje os alunos já aprendem o idioma do 6º ano ao ensino médio. Com a nova medida, as crianças do 1º ao 5º ano, de forma inédita, também terão acesso à língua inglesa", escreveu Doria em uma rede social.

Em todo o estado de São Paulo, cerca de 30% das escolas de anos iniciais são estaduais, e 70% das escolas que atendem a esse público são municipais.

De acordo com o governador, além do inglês, os alunos também terão acesso a mais duas novas disciplinas: Projeto de Convivência e Tecnologia e Inovação.

"O programa Inova Educação vai beneficiar mais de 630 mil crianças. Trabalhamos para preparar nossos jovens para os desafios do século 21", completou Doria.

O programa Inova Educação já vem sendo desenvolvido por alunos do Ensino Fundamental. A ideia agora é expandir para os alunos dos anos iniciais, de acordo com Caetano Siqueira, coordenador pedagógico da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em entrevista ao G1.

"Esse projeto todo que estamos lançando para escolas estaduais nesse momento, ao longo de 2021 vamos detalhar, formar professores e anunciar como será implementado. No caso das aulas de inglês, a gente tem a missão de preparar os alunos para dominar o idioma desde cedo", afirma.

A disciplina Projeto de Vida dos alunos mais velhos será substituída por Projeto de Convivência para os mais novos.

"O objetivo é trabalhar a convivência entre as crianças e o desenvolvimento de habilidades socio-emocionais, como respeito, empatia, tolerância a frustração, entre outros", afirma Caetano.

Quanto à disciplina de Tecnologia e Inovação, os alunos aprenderão, por exemplo, a programar, de acordo com o coordenador pedagógico.

"Nesse componente curricular a gente vai trabalhar a forma com que nossos alunos recebem e criam a tecnologia. Desde os anos iniciais, ensinamos que eles podem ser autores de tecnologia e não só receptores. Então eles vão começar a aprender a programar, por exemplo. Este ano e o passado, por causa da pandemia, a gente passou a utilizar a tecnologia em anos iniciais, o que ainda é um desafio. Nós vamos reforçar o uso de tecnologia como temos feito e haverá investimento de forma geral nas escolas para dar condições de desenvolver isso nos anos iniciais."

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