Brasil Educação Enem e vestibular Enem e vestibular

Documentos internos do Inep apontam que Enem 2021 será aplicado em 16 e 23 de janeiro do próximo ano

Segundo ofícios assinados por três diretores, presidente do instituto informou o calendário em reunião no início deste mês; órgão diz que datas não estão definidas ainda
Candidatos chegam à Universidade São Judas, em São Paulo, para segundo dia de provas do Enem, no dia 24 de janeiro de 2021 Foto: Photo Premium / Agência O Globo
Candidatos chegam à Universidade São Judas, em São Paulo, para segundo dia de provas do Enem, no dia 24 de janeiro de 2021 Foto: Photo Premium / Agência O Globo

BRASÍLIA — Documentos internos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) obtidos pelo GLOBO relatam que o presidente do órgão, Danilo Dupas , informou à equipe dele que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 será aplicado somente em 16 de janeiro e 23 de janeiro do ano que vem. No calendário habitual, as provas ocorrem entre novembro e dezembro. A comunicação ocorreu no último dia 3 em reunião de diretorias do instituto, segundo três ofícios assinados por diferentes diretores (de Avaliação da Educação Básica, de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais e de Gestão e Planejamento).

Crise no MEC: ' Ministro da Educação foi totalmente omisso no Enem', afirma ex-presidente do Inep

Procurado, o Inep afirmou que as datas de aplicação das provas ainda estão sendo discutidas e que não existe nenhum documento assinado pelo presidente com definição do calendário. O órgão afirma que "há conversas constantes sobre a aplicação das provas do Enem 2021 justamente por estarmos na fase de planejamento desse cronograma" e que "tem orçamento suficiente para realizar o Enem 2021".

Documento interno do Inep confirma datas de Enem 2021 para o próximo ano Foto: Reprodução
Documento interno do Inep confirma datas de Enem 2021 para o próximo ano Foto: Reprodução

Os ofícios acessados pela reportagem, porém, apontam a definição de datas como uma decisão já tomada. Os diretores repassam, nos documentos, a informação sobre o calendário para que outras áreas possam adotar as ações referentes ao tema.

Veja aqui o documento na íntegra.

"Em consonância com as informações do Senhor Presidente do Inep apresentadas na Reunião de Diretorias ocorrida hoje, 03 de maio às 09 h, encaminho para ações decorrentes deste Gabinete e das respectivas Diretorias, ratificando que os dias 16/01/2022 (domingo) e 23/01/2022 (domingo) são as datas definidas para as aplicações das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) regular em sua edição 2021", diz um dos ofícios, assinado pelo diretor de Avaliação da Educação Básica, Alexandre Gomes da Silva, auxiliar já nomeado na gestão de Dupas, que está na presidência do Inep desde março.

Nos documentos, os diretores destacam ainda que Dupas definiu que o Enem Digital (feito em computador) será realizado nas mesmas datas que a prova regular (em papel) na edição 2021. A primeira vez que houve Enem eletrônico, em forma de projeto piloto do exame virtual, foi no Enem 2020, e ocorreu em dias diferentes do exame tradicional.

O colunista Ancelmo Gois , do GLOBO, antecipou a informação de que o Enem 2021 só seria aplicado no ano que vem. O adiamento da prova em relação ao calendário habitual, segundo Gois, foi repassado por Dupas em reunião do Conselho Nacional de Educação (CNE) nesta quinta-feira. O edital com as datas do Enem 2021 ainda não foi publicado.

O Inep negou que tenha havido essa declaração por parte do presidente do órgão. Áudio repassado pela assessoria do órgão com uma breve fala de Dupas mostra que a prova do Enem não está garantida para este ano.

"Estamos engajados para que o Enem ocorra este ano, mas temos essas variáveis sensíveis que estamos alinhando junto ao MEC", disse ele, referindo-se a questões como logística, processo de liberação de orçamento e outras avaliações educacionais "sensíveis" que estão sendo elaboradas. Dupas respondia a questionamento sobre possível adiamento do Enem para 2022, uma vez que a a aplicação do exame não está contido em documento desta semana com as metas globais do Inep para 2021.

Internamente, servidores afirmam que a aplicação vem sendo cogitada para 2022 por conta de escassez de orçamento e também para que a nova gestão tenha mais tempo de organizar a aplicação do exame.

Em entrevista ao GLOBO no início deste mês, o ex-presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou que o Enem deste ano está com planejamento "bastante atrasado" e risco até de ser adiado para 2022, além de falta de recursos. Na ocasião, o instituto negou problemas na preparação do exame.

Segundo fontes ouvidas pelo GLOBO, o Inep quer proibir os chamados treineiros de fazer a edição do Enem 2021, por conta dos custos e para evitar aglomeração. Treineiros são os participantes do exame que ainda não terminaram o ensino médio, mas fazem a prova como forma de treinamento.

O Enem 2020, realizado já na pandemia, teve as provas aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021. O exame foi adiado para o ano seguinte em função da pandemia da Covid-19. A permanência da situação sanitária crítica no país neste ano, com aulas presenciais suspensas, é apontada internamente como mais uma justificativa para o adiamento das avaliações para 2022.

O Enem movimenta jovens e adultos de todo o país por ser o meio mais comum de acesso a universidades federais e a programas como Fies e ProUni, que beneficiam estudantes de baixa renda a acessar instituições privadas. No ano passado, 5,7 milhões de pessoas se inscreveram, com um abstenção recorde, de 51%, apontada como consequência da pandemia.

Nota do Inep

Em nota oficial divulgada na noite desta quinta sobre o Enem 2021, após a repercussão em torno das datas, o Inep diz estar "engajado para que as provas sejam realizadas ainda neste ano".

"Para tanto, a Autarquia busca excelência no processo de planejamento, com o intuito de atender a todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos, desde sua elaboração", afirma o comunicado, além de reafirmar que tem recursos para fazer a avaliação.

"Todas as informações sobre o exame serão publicadas nos editais, assim que houver as definições necessárias. Não há, ainda, confirmação sobre a data de realização das etapas, com exceção do período para solicitação de isenção e justificativa de ausência", destaca a nota do instituto.

'Brincam com nossos sonhos'

Nas redes sociais, a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) iniciou uma campanha para a manutenção do exame ainda em 2021. Segundo o grupo, "a incapacidade e a falta de respostas do Governo Bolsonaro" aprofunda a angústia dos vestibulandos.

"Brincam com os nossos sonhos e com a nossa saúde mental", afirmam os estudantes.

Na avaliação da microbiologista da Universidade de São Paulo (USP) Laura de Freitas, o adiamento do exame para janeiro só faria sentido, do ponto de vista sanitário, se houvesse a expectativa de que até lá toda a população adulta estivesse vacinada.

— Como o Enem é feito, na maioria, por pessoas jovens, não deve fazer muita diferença, já que não tem previsão de conseguirmos vacinar completamente essa população — avalia.

Colaborou Bruno Alfano, do Rio de Janeiro