Topo

Do Estatuto da Igualdade à negação do racismo: 34 anos da Fundação Palmares

do Núcleo de Diversidade

23/08/2022 09h01

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (23). Quer receber antes o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu e-mail, na semana que vem? Cadastre-se aqui.

***

Primeira instituição pública voltada para a promoção da cultura afro-brasileira, a FCP (Fundação Cultural Palmares) completa 34 anos em meio a críticas, inclusive da ONU (Organização das Nações Unidas), por retrocessos em seus últimos anos de gestão.

Criada em 22 de agosto de 1988 como reivindicação do movimento negro, a entidade é vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e é responsável por gerir ações em prol da cultura negra do país. Entre suas atribuições está a certificação de comunidades quilombolas, etapa essencial para a demarcação desses territórios. Na lista da instituição também está a criação do Estatuto da Igualdade Racial e o apoio à Lei 10.639, que inclui no currículo básico das escolas a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira. (Este especial de Ecoa mostra como isso tem sido na prática.)

Desde a sua criação até os dias atuais, a pasta teve doze presidentes indicados pela Presidência da República, entre eles, duas mulheres: Dulce Maria Pereira e Cida Abreu. Durante o governo de Jair Bolsonaro, dois nomes indicados foram exonerados: Vanderlei Lourenço Francisco e Sérgio Camargo.

Com uma gestão conturbada, Camargo chegou a ser denunciado à ONU por medidas consideradas retrocessos na entidade como a proposta de mudar o nome da FCP para princesa Isabel, negar a existência do racismo, retirar personalidades negras da lista de homenageados e diminuir o número de certificações de comunidades quilombolas. Com Camargo exonerado, o geógrafo Marco Antônio Evangelista assumiu o posto de presidente da FCP.

***

INSPIRADORA I... Gabi Oliveira é finalista da categoria Influenciadoras do Prêmio Inspiradoras 2022. Com linguagem descomplicada, a youtuber procura discutir estética, autoestima e igualdade racial em vídeos que somam mais de 20 milhões de visualizações.

INSPIRADORA II... Marina Neves, que retomou os estudos aos 50 anos, se formou advogada e conseguiu o registro na OAB aos 64 anos, também é inspiradora. Universa conta toda a sua história.
***
PANTANAL I... A atriz Aline Borges, que dá vida à Zuleica na novela Pantanal, conversou com Universa sobre as críticas que a personagem vem recebendo como a amante de Tenório (Murilo Benício). Para Aline, o ódio tem relação com o fato da nova versão da novela optar por uma família negra. Aline fala sobre as questões raciais em âmbito pessoal e profissional.

PANTANAL II... Outra personagem negra tem chamado atenção na novela: a Miriam, vivida pela atriz Liza Del Dala. Para trazer um ar contemporâneo para a novela que se passa no campo, a personagem é especialista em plantio agroflorestal. Uma reportagem do ECOA mostra como a agroecologia pode ajudar a combater a fome.

***
FREQUÊNCIA PERIGOSA... Um single da cantora Janet Jackson pode acabar estragando seu notebook, segundo um engenheiro de software da Microsoft, que descobriu que a música de Janet contém frequências de ressonância que fazem o computador entrar em colapso.

VESTIDO TRANSPARENTE... A cantora Rihanna também está dando o que falar, mas o caso é um look transparente usado em 2004 que voltou a bombar na internet pela fala de uma influenciadora de moda, que considera o vestido "apelativo". Para quem gosta do estilo, Universa dá dicas de 8 looks transparentes.

***
DANDO A LETRA

Chico Alves, colunista de Notícias - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Candidata a deputada estadual no Pará pelo PSOL, Lívia Noronha recebeu do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) intimação para mudar a foto que encaminhou junto com a documentação para registro de candidatura. No retrato, ela aparece com um turbante que usa como parte de sua fé na religião de matriz africana"
Chico Alves, colunista do UOL

Em Notícias, Chico Alves conta sobre caso de deputada que está sendo impedida de usar um turbante em foto oficial de registro de candidatura.

Também em Notícias, André Santana repercute o caso do governador da Bahia ACM Neto que se declarou como pardo. Para o colunista o político é branco e a declaração se trata de oportunismo afroconveniente. E Jefferson Tenório comenta sobre a partidarização de Deus no universo político, sobretudo na figura de Jair Bolsonaro.

Em VivaBem, Elaina Franciscadicas sobre higiene do pênis e explica como abordar o tema com as crianças. E Alexandre da Silva conta sobre a vida de quem envelhece acompanhado de uma dor constante.

Em Crise Climática, Cínthia Leone avalia que as adaptações às mudanças climáticas, que costumavam ser pautadas por países economicamente vulneráveis, agora é vista como prioridade no mundo desenvolvido.

Cada pessoa tem frases como esta gravada na tábua de suas memórias, vindas de vários processos reais que reverberam e retornam para um mesmo lugar lá dentro da gente"
Dona Jacira

Em Ecoa, Dona Jacira faz um relato sobre vida, família, memória e o passar do tempo.

Também em Ecoa, Milo Araújo traz 3 dicas para quem quer andar de bike e não sabe por onde começar. E Anielle Franco fala sobre a campanha "Não Seremos Interrompidas" do Instituto Marielle Franco.

Em Esporte, Rodolfo Rodrigues avalia a fase do Neymar na temporada 2022/23 e conta que o jogador igualou Juninho Pernambucano, do Lyon, em números de gols no Campeonato Francês.

***

PEGA A VISÃO

Manoel Soares em Zanzibar - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Preto nunca vai para África, preto volta. Quando você pisa na África, é como se seus ancestrais começassem a conversar com você. Depois que você vai para lá, começa a reler o mundo de outra forma".
Manoel Soares, apresentador de TV

Apresentador do Encontro, da TV Globo, Manoel Soares recebeu o título de Embaixador Cultural da União Africana. Para receber a honraria, ele fez uma viagem para Zanzibar, na região da Tanzânia. Para Nossa, o apresentador conta que explorou as paisagens, a cultura e a culinária local e que a beleza de Zanzibar é equivalente ou superior à badalada Ilhas Maldivas. A reportagem também traz dicas do Manoel sobre onde passear, comer e se divertir na região.

***

SELO PLURAL

podcast papo preto alma preta yago rodrigues imagem representativa  - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

No episódio #92 de Papo Preto, Mário Medeiros, curador da exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência", fala sobre a importância do resgate histórico para um futuro antirracista.