Por Colégio BONJA

Colocar o aluno como protagonista de sua história, esse deve ser um dos objetivos do ensino médio atual. Dessa forma, deixar o estudante em uma postura passiva e sem poder de escolha não deve mais ser aceita pelas instituições de ensino.

Por isso, o Colégio Bonja, de Joinville, implantou neste ano as disciplinas eletivas para os alunos do primeiro ano do ensino médio. Essas são escolhidas pelos próprios alunos a partir de suas aptidões e interesses.

Em conversa com os alunos da turma 1F do Colégio Bonja, a proposta foi aprovada. Diante dos relatos, para a maioria, é importante poder escolher as disciplinas eletivas, porque além de ajudar nas suas futuras profissões, o currículo fica mais interessante e ajuda no autodesenvolvimento.

"Hoje podemos direcionar nossos interesses, complementando a carga horária e mantendo o equilíbrio entre a escola e gostos subjetivos”, destacam alunos do primeiro ano do ensino médio.

As disciplinas eletivas estão sendo oferecidas para o primeiro ano do ensino médio, durante o contraturno das aulas. Em 2023, elas começarão a ser oferecidas para primeiros e segundos anos e, em 2024, os três anos do ensino médio cursarão essas disciplinas. A adaptação dos currículos foi feita de acordo com a lei do novo ensino médio.

Segundo a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Bonja, professora Denise Mekkaoui, a proposta das disciplinas eletivas é desenvolver, além daquelas habilidades propostas no currículo normal, as soft skills, que são aptidões emocionais e sociais.

"Fazendo uma projeção de futuro, os jovens adultos de 2030 estão nas salas de aula hoje. É necessário trabalhar a gerência das emoções e das relações sociais para prepararmos adultos que contribuam efetivamente na sociedade", destaca Denise.

Preparar os alunos para o mundo é o foco do Bonja

O Colégio Bonja é reconhecido pela inovação, mas também é uma instituição de ensino de tradição, que prepara o aluno para o mundo, valoriza o melhor de cada um e abre caminhos para o futuro. Isso faz toda a diferença.

Por isso, desde o primeiro ano do ensino médio, o aluno do Colégio Bonja escolhe, de acordo com seus interesses, uma das soluções de ensino, que proporcionam espaços, recursos e oportunidades diferentes para o desenvolvimento de suas competências.

Com matrizes curriculares e metodologias pedagógicas distintas, são oferecidas três opções: o Bonja Clássico, o Bonja Connect e o IB Diploma Programme. Em 2023, haverá também a opção do Bonja Digital.

"Buscando atingir todos os públicos, o ensino médio do Colégio Bonja tem por objetivo oferecer eletivas nas diferentes áreas do conhecimento. Atualmente, temos opções voltadas para humanas, ciência da natureza e matemática, sendo que essas aulas são bastante colaborativas, buscando sempre o protagonismo do aluno", explica a Coordenadora do Bonja Connect, professora Natália Passos.

"E ainda para atingir a autonomia e liberdade de expressão do estudante, permitimos que eles façam a própria escolha de acordo com sua expectativa de futuro", finaliza.

Metodologias de ensino diferentes garantem protagonismo ao aluno

O Bonja Clássico, oferecido para todo o ensino médio, dispõem de apostilas físicas e acesso à plataforma digital Plurall, do Sistema Anglo, com conteúdos e exercícios complementares, vídeos, simulados, além de relatórios de desempenho e acompanhamento da aprendizagem.

A matriz curricular traz, além das disciplinas definidas pela BNCC, do Ministério da Educação, outros componentes obrigatórios, que objetivam o aprofundamento dos conteúdos. São esses, segundo a coordenação do Bonja, que potencializam o sucesso dos estudantes nos processos seletivos do ensino superior. Os alunos ainda podem escolher ainda quatro atividades formativas durante o ano.

Entre as disciplinas eletivas oferecidas no ensino médio estão: Matemática Financeira, Projeto de Vida, Observatório de Fenômenos Biológicos, Iniciação Científica, Análise e Investigação Química, Debates Contemporâneos, Núcleo de Análise Historiográfico, Teatro e Dança.

Já o inovador Bonja Connect, oferecido por enquanto apenas para alunos do primeiro ano, é uma em parceria com a Apple Education e apresenta uma matriz curricular exclusiva e inédita no sul do país, com disciplinas que envolvem programação, criatividade e empreendedorismo, além de conhecimentos em programação Swift, que habilitam o aluno a desenvolver aplicativos para a Apple Store, por exemplo.

Com o iPad, os alunos acessam todo o material digital do Sistema Anglo, além de cadernos digitais e aplicativos, e interagem com a realidade virtual aumentada. Entre as disciplinas eletivas oferecidas para alunos do Bonja Connect estão: Matemática Financeira, Mídias Digitais, Programação, Ferramentas Digitais e Criatividade, além de todas as outras do currículo clássico.

Os alunos também podem optar, ao ingressar no ensino médio, pelo IB Diploma Programme, no qual desfrutam de um ensino internacional. O programa é desenvolvido juntamente com o currículo brasileiro e os alunos cursam, durante dois anos, disciplinas de conteúdo internacional.

O programa conta com um currículo desafiador, no qual os alunos desenvolvem alto grau de autonomia, maturidade e habilidades, que permitem a continuidade dos estudos em qualquer lugar do mundo, além do ingresso em universidades renomadas do exterior.

Eles são encorajados a pensar de maneira independente e a tornar-se mais conscientes culturalmente, desenvolvendo alto desempenho e abrindo para si excelentes oportunidades.

Em 2023, os alunos do 1º ano ainda terão a opção do Bonja Digital. Esta solução traz todas as características de excelência do BONJA Clássico e inclui o material didático completo do Sistema Anglo em formato 100% digital, por meio de um chromebook de uso exclusivo do aluno.

O equipamento conta com um sistema operacional desenvolvido especialmente para esta atividade, além de ser apropriado e seguro para o uso em sala de aula, viabilizando pesquisas on-line, envio de e-mails, digitação de trabalhos e edição de vídeos, durante as aulas e com a orientação dos professores.

Bons resultados do Bonja

Todo esse empenho garante bons resultados para o Bonja quando o assunto é preparação dos alunos para provas e vestibulares. Pelo 3º ano consecutivo, o Colégio Bonja, de Joinville, foi o que mais aprovou no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina, na cidade joinvillense.

Além disso, nos últimos anos, o Bonja conquistou os melhores resultados, em Santa Catarina no Enem. Na prova de Redação, por exemplo, o colégio alcançou as notas mais altas do sul do país. Além disso, 100% dos alunos das 4 últimas turmas do IB foram aprovados.

Resultados que refletem o amadurecimento dos alunos nas discussões e na elaboração de textos, que se aprofundam gradualmente desde o 1º ano até o Terceirão.

Saiba mais sobre o colégio acessando o canal Jeito Bonja de Ser

Leia também

Colégio BONJA

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!