Por G1 AP — Macapá


Apresentação do aplicativo aconteceu na segunda-feira — Foto: Divulgação/Governo do Amapá

O governo do Amapá informou que mais de cem diretores vão monitorar suas escolas correspondentes através de um aplicativo de celular. Com a tecnologia, os gestores terão acesso a imagens de dentro e arredores das instituições. A medida quer garantir a segurança no ambiente escolar.

O aplicativo foi apresentado na segunda-feira (17), durante encontro entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e gestores de Macapá e Santana. De acordo com o Estado, a tecnologia vai permitir que imagens de câmeras de segurança instaladas nas escolas estejam nas mãos dos diretores, que auxiliarão a Central de Monitoramento e o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) em caso de ocorrências.

Os diretores terão como suporte uma central de monitoramento que transmitirá por 24 horas as imagens pelo aplicativo, que tem, entre as funções, o botão de pânico para emergências.

O sistema será interligado ao Ciodes e ao Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar. Ambos poderão ser acionados via aplicativo em caso de emergência.

“Com a ferramenta instalada no celular, o diretor terá o compromisso de acessar as imagens, principalmente aos finais de semana, para saber se está tudo ocorrendo dentro da normalidade”, falou a secretária de Educação, Goreth Sousa.

Segundo ela, mais de cem escolas estão em processo de implantação do sistema de monitoramento, e cerca de 80 com as imagens já monitoradas em tempo real. A secretária diz que houve atraso na entrega em função da falta de material no mercado local.

No total, seis mil câmeras serão instaladas em todas as escolas, diz o governo. Em caso de furto, cada unidade escolar terá o ressarcimento de até R$ 22 mil pela empresa de vigilância, a partir do momento em que estiver conectada à central. O valor é correspondente ao ressarcimento de um seguro contratado pela empresa de vigilância.

O contrato de vigilância monitorada tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por até 60 meses. Além das 134 escolas iniciais que receberão o monitoramento de câmeras, a expectativa é de que outras 100 unidades sejam beneficiadas com a tecnologia, informou o governo.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?