Por Quésia Melo, G1 AC — Rio Branco


Mãe de aluna dá soco e chuta coordenadora de escola no Acre

Mãe de aluna dá soco e chuta coordenadora de escola no Acre

A mãe que deu um soco e chutou o rosto de uma coordenadora de ensino da escola Lourival Sombra, na tarde da última terça-feira (26), em Rio Branco, poder ser proibida de entrar na unidade caso a filha dela permaneça estudando no local. É o que garantiu ao G1, nesta quinta-feira (28), o diretor da unidade, Josemir Amorim. Ele explicou que caso a aluna não seja transferida, o pai ou outro familiar terá que ficar responsável por fazer o acompanhamento dela.

"Eu vejo que não há clima. Se necessário, vamos tomar medidas cautelares preventivas ao ponto de, conforme orientação jurídica, a mãe não ter mais acesso à escola, pois ela não tem controle emocional. A menina tem o pai ou vai apresentar alguém que a represente, mas ela [mãe] não terá acesso”, afirmou.

A reportagem tentou contato com a mãe da aluna identificada como Lay Viana de Freitas, de 32 anos, que aparece nas imagens, mas ela não foi encontrada até a publicação desta matéria. Já a coordenadora informou à direção da escola que está muito abalada e não vai se pronunciar sobre o caso.

A medida, segundo o diretor, deve ser adotada para resguardar outros funcionários que temem sofrer agressões por parte da mãe. Amorim disse que precisou mudar a funcionária que ficava cuidando da entrada de pessoas no portão da escola, pois a servidora ficou com medo.

“Nós não vamos amenizar em nada, pois nada justificaria o fato e a forma como a mãe se dirigiu à coordenadora pedagógica que nada fez. Estou aguardando a mãe comparecer na escola para que possamos conversar", disse.

Mãe de aluna agrediu funcionária de escola em Rio Branco — Foto: Reprodução

O diretor relatou que a coordenadora agredida foi liberada após o caso e retorna ao trabalho na tarde desta quinta (28). Ele afirma que a vítima fez exame de corpo de delito e registrou o caso na delegacia que é acompanhado pelo delegado Pedro Resende, titular da Delegacia da 4ª Regional. Amorim, conta que a coordenadora já atuou na escola como professora de Artes até o ano passado e possui uma ótima relação com os alunos.

“O clima não está bom, os professores e funcionários estão com medo dessa mãe. Hoje ela agrediu a professora, amanhã pode me agredir, os professores, depois pode agredir um aluno dependendo apenas do que a filha dela informar. Então, gostaria que tivesse muita consciência por parte dessa mãe e dessa aluna, pois o clima entre os funcionários não é bom. Tememos até uma retaliação dos alunos contra a colega, pois a professora é muito querida por todos”, disse.

Entenda o caso

Imagens gravadas por câmeras de segurança mostram o momento em que a mãe de uma aluna agride uma coordenadora pedagógica. A agressão ocorreu dentro da escola Lourival Sombra na última terça (26). No vídeo, é possível ver o instante em que a mulher, identificada por Lay Viana de Freitas, de 32 anos, dá um soco na coordenadora pedagógica. Depois que a vítima cai no chão, recebe um chute no rosto.

O diretor da escola explica que estava tendo uma atividade na quadra da escola, da disciplina de espanhol, em que os alunos iriam apresentar os trabalhos e os demais iam assistir. A aluna procurou a coordenadora e disse que não participaria porque estava passando mal, com ‘problemas de audição’. A coordenadora disse que ela poderia acompanhar a atividade, mas que não iria liberar ninguém do local. Após isso, a aluna ligou para a mãe, que chegou na escola e agrediu a profissional.

O delegado Pedro Resende, que investiga o caso, disse que polícia tenta localizar a agressora para que ela seja ouvida. Lay deve responder por lesão corporal e desacato a funcionário público. Um inquérito já foi instaurado pela Polícia Civil.

"Infelizmente esse é um caso muito triste. A vítima já estava no chão e foi chutada, isso não se faz nem com um cachorro, imagina com um ser humano", lamentou.

Caso ocorreu na Escola Lourival Sombra, em Rio Branco — Foto: Quésia Melo/G1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1