Exclusivo para Assinantes
Brasil Educação Enem e vestibular Brasília

Diretor que cuidará de Enem é ligado a movimento de combate à 'ideologia' nas escolas

Murilo Resende Ferreira tem Olavo de Carvalho como mestre
Nome de Murilo Resende Ferreira foi sugerido por profissionais de Goiás Foto: Reprodução/Blog
Nome de Murilo Resende Ferreira foi sugerido por profissionais de Goiás Foto: Reprodução/Blog

BRASÍLIA - O nome de Resende foi sugerido por profissionais de Goiás que fazem uma espécie de fiscalização informal em livros didáticos. Ele dava aulas em uma instituição privada de ensino superior naquele estado. Em uma página na internet em que oferece cursos presenciais e online, Resende diz que os ensinamentos de Olavo de Carvalho foram ponto central em seu "amadurecimento intelectual".

Resende afirma que se deparou com os artigos de Olavo aos 18 anos, em 2000, com estranheza pelo "tom de autoridade e maestria". "Devorei a obra de Olavo de Carvalho, que me preservou de meu fanatismo original pelas ideias libertárias da Escola Austríaca de Mises e Rothbard", declara o futuro diretor no site que mantém na internet.

Aulas online

Em 2009, ele conta sobre a experiência de ter feito um curso online com o escritor. "O maior amigo de todos, o professor Olavo de Carvalho, teve sempre uma presença virtual nesse processo, mas a mais forte de todas: só que nessa conversa eu tinha e ainda tenho muito pouco a dizer. O seu Curso Online de Filosofia, iniciado em 2009, e contando já com mais de 400 aulas, foi o ponto central para meu amadurecimento intelectual", diz Resende na internet.

Em um blog chamado de "Reação", Resende oferece um curso chamado de "As principais correntes do marxismo". O módulo 1 é sobre "Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, Eric Voegelin e Bertrand de Jouvenel". O módulo 4 traz como título "A ruptura e fragmentação: rumo ao marxismo cultural".

O chamado "marxismo cultural" foi elevado pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, em seu discurso de posse, como um dos principais problemas da educação brasileira a serem combatidos pelo governo Bolsonaro. Não apresentou, porém, quais medidas que serão tomadas.

Resende confirmou ao GLOBO a indicação ao Inep e disse que eventuais mudanças nas diretrizes educacionais do país virão do Ministério da Educação, e não da autarquia na qual ele trabalhará. O futuro diretor afirmou também que o Enem não sofrerá alterações imediatas, pois é um exame "central":

— O Enem é obviamente uma prova central. Tem que manter (as diretrizes), a gente tem milhões de alunos que dependem do Enem para seleção nas universidades. Tudo isso tem que ser mantido — afirmou.