Topo

Diretor é multado em R$ 40 mil por falas homofóbicas a pais de alunos em SP

Diretor do colégio Liceu Jardim, em Santo André (SP), admitiu à Justiça que as suas falas durante uma reunião foram homofóbicas - Reprodução
Diretor do colégio Liceu Jardim, em Santo André (SP), admitiu à Justiça que as suas falas durante uma reunião foram homofóbicas Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/04/2023 04h00

O diretor do colégio Liceu Jardim, em Santo André, na Grande São Paulo, admitiu à Justiça que as falas dadas durante uma reunião com os pais de alunos foram homofóbicas. O encontro ocorreu em novembro de 2021.

O que aconteceu

Daniel Contro foi multado pela Justiça no valor de R$ 40 mil. O acordo judicial ocorreu na semana passada, e o valor será doado para duas instituições de apoio à causa LGBTQIA+.

A Justiça determinou que o pagamento deve ser feito em duas parcelas — a primeira no próximo dia 19, e a outra em 19 de junho. As entidades que receberão o dinheiro serão indicadas pelo vereador de Santo André Ricardo Alvarez (PSOL), responsável por levar a denúncia ao Ministério Público.

Contro também terá de fazer uma retratação pública das declarações. A reportagem entrou em contato com ele na segunda e terça-feira, mas não teve retorno.

"Multa não significa nada"

Fico feliz pela denúncia ter sido acatada e ele ter sido culpado, mas a multa não significa nada. Infelizmente, não acredito que ele seguirá agindo diferente, mas certamente pensará melhor."
Mãe de uma ex-aluna, em entrevista ao UOL. Ela preferiu não ser identificada

O que o diretor disse na reunião de 2021

"Exceto por força de lei, não vai ter [banheiro neutro]". Contro disse que algumas famílias teriam tirado seus filhos da escola chamando a equipe de "quadrados, homofóbicos, preconceituosos", porque a instituição não aderiu ao banheiro unissex.

Na época da reunião, o UOL teve acesso ao áudio do encontro com os pais.

Não temos nada contra quem tem opção homossexual. É um direito da pessoa, é um direito de cada um, a escola não vai interferir na escolha de ninguém. E nesta escola, dentro do nosso ideário pedagógico, há um conjunto de valores dos quais não abriremos mão. Isso não será admitido como normal."
Trecho da fala do diretor durante reunião

Não existe homossexualismo no Oriente. Putin [presidente da Rússia] e o discurso nacional dele se posicionando contra a ideologia de gênero. China não permite a existência dos homossexuais. Oriente Médio, islã não tolera. O Ocidente entrou nessa, que é o projeto da escola de Frankfurt, destruir os valores ocidentais. Enfraquecendo e destruindo a família ficaria tudo mais fácil para fazer a revolução. A família transmite os valores, a propriedade."

O termo homossexualismo é usado de forma pejorativa, já que o sufixo "ismo" é usado para sinalizar doença. O conceito "ideologia de gênero" também segue a mesma linha e é utilizado pelo campo ultraconservador, muitas vezes ligado ao fundamentalismo religioso, contra os avanços nos direitos sexuais e reprodutivos e na igualdade de gênero. Em 2019, o STF determinou que a LGBTfobia é crime com previsão de pena de até três anos.

O que diz a decisão da Justiça

O réu se retratou, esclarecendo que o discurso foi proferido em reunião de pais e alunos, devido aos questionamentos levantados por alunas, em decorrência da utilização de banheiros femininos por estudantes transgêneros, além de conteúdos de internet que estavam circulando no colégio."

Disse também que se arrepende profundamente de fazer comparação entre homossexuais, ciganos e criminosos integrantes de facções. Reforçando que os ciganos são um grupo étnico que merece todo o respeito da sociedade, e que, da mesma maneira, os homossexuais não podem, de forma nenhuma, serem [sic] comparados a criminosos, tal como foi afirmado em seu discurso anterior."