Por Ive Rylo, G1 AM


Ministério Público Estadual do Amazonas — Foto: Adneison Severiano/G1 AM

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) investiga denúncia de suposto abuso sexual que teria sido cometido por um diretor de uma escola da rede municipal contra alunos e mães. A denúncia foi feita em março por pais de alunos de um colégio localizado no bairro Parque Dez, na Zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com o MP, foi instaurado um processo investigativo que está em fase de análise de documentos e informações solicitadas para a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O relato foi encaminhado para a 55ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção dos Direitos Humanos à Educação. Uma vítima, que não quis ser identificada, informou que teria sido alvo de assédios e até mesmo de ameaças e agressão feitas supostamente pelo diretor, quando ameaçou relatar o crime para as autoridades.

Além de agressão, o diretor teria sido flagrado apalpando os seios de uma aluna com deficiência auditiva. Ele também é suspeito de desviar merenda e prejudicar as refeições das crianças, que passariam semanas com uma dieta pobre.

O documento com a denúncia foi analisado pela promotora Delísa Olívia Vieiralves Ferreira, que ressaltou que o se o abuso sexual for confirmado deve configurar crime de improbidade criminal, podendo ocasionar consequências na esfera criminal.

Em 16 de março, a denúncia foi encaminhada pela promotora para a  a secretária da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt. Foram solicitadas mais informações em prazo de 20 dias.

O MP informou que foi instaurado um processo investigativo que está sobre sigilo, por envolver possível crime de abuso sexual cometido contra alunos.

Em nota, a Semed informou que se pronunciou e encaminhou a documentação solicitada pelo órgão fiscalizador. Quanto à denúncia de abuso, o MP afirmou que posteriormente decidiria quais procedimentos deveriam ser adotados  pela secretaria.

A Semed informou ainda que, no final de junho, o MP encaminhou novo ofício, apenas referente à denúncia de abuso, que gerou o processo 2017.4114.4147.06015 na secretaria. Na ação, não há indicação de vítima pelo MP, mas sim um denunciante anônimo que relatou ter conhecimento do fato. Por conta disso, a Semed já iniciou os trâmites para apuração e averiguação de instauração de sindicância.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?