Encontro crianças

A  Semana de Mobilização dos Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes de Fernando de Noronha tem programação até quinta-feira (27). A abertura do evento, promovido pelo Conselho Tutelar, foi realizada nesta segunda-feira (24), no auditório da Escola Arquipélago e contou a presença de representantes e do Governo do Estado, setor de educação, Ministério Público. 

Encontro crianças 2

 O promotor André Rabelo falou na abertura do evento (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)

“Queremos que os adolescentes tomem ciência dos direitos e deveres a serem cumpridos”, disse a presidente do Conselho Tutelar, Matilde Costa. A programação inclui práticas sócio educativas de agentes mirins do arquipélago, além de oficinas educativas com vídeo aulas e palestras proferidas pelo instrutor na área da infância e juventude do Rio Grande do Norte, George Luiz, e pelo professor da Escola de Conselhos de Pernambuco, Silvino Neto. “Este é um trabalho formiguinha que precisa ser contínuo com oficinas e palestras para o despertar do aprendiz. Estamos apenas plantando a sementinha”, afirmou George.

 

“Queremos traçar um plano decenal e para isso vamos discutir com estes menores o que lhes falta, e o que desejam que mude para os próximos anos. Serão discussões com foco na educação e os apoios familiar e comunitário. Nossa funcional não é ser paternalista, estamos aqui para auxiliar essas famílias a cuidarem dos seus filhos, dando voz a eles também”, explicou o professor o Silvino Neto.