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Gestão

Direção escolar que atua como líder aumenta pontos no Saeb, diz Mozart Ramos

Mozart foi relator da Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar e defende que a profissão deve exercer papel de liderança

Publicado em 08/04/2024

por Maria Eugênia

Mozart Ramos ‘Todos os estudos mostram que o fator intraescolar mais importante para a aprendizagem dos alunos é o professor, mas muito próximo ao professor, é a qualidade do gestor do ponto de vista de uma liderança eficaz’, orienta Mozart Ramos (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Uma gestão que exerce seu papel de liderança de modo eficaz tem impacto importante no clima, no desenvolvimento dos estudantes e na formação dos professores em serviço. Ou seja, faz a diferença no ambiente escolar. É o que aponta Mozart Ramos, que atuou como secretário de Educação de Pernambuco, reitor e professor na Universidade Federal do estado. 

A pesquisa de doutorado de Filomena Siqueira, pela FGV de São Paulo, analisa as redes estaduais de todo o Brasil e mostra que uma liderança eficaz — aquela que mobiliza as pessoas —, produz em média 12 pontos a mais na escala Saeb, tanto em língua portuguesa quanto em matemática. Isso representa oito meses a mais de aprendizado, pontua Mozart Ramos, que também foi conselheiro-relator da Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar do Conselho Nacional de Educação (CNE) e é titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, da USP de Ribeirão Preto.

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O documento do CNE destaca os aspectos mais importantes da função do diretor escolar no contexto brasileiro e conta com 10 competências gerais do diretor escolar e 17 competências específicas divididas em quatro dimensões: político-institucional, pedagógica, administrativo-financeira, e pessoal e relacional, que objetivam o desenvolvimento de lideranças. 

Competências do diretor escolar

Antes da criação do documento com as competências do diretor, não existia parecer oficial relativo à gestão escolar, o que faz do documento um referencial. Tanto que Mozart revela que embora o documento não tenha sido homologado pelo MEC, órgãos de controle como o Tribunal de Contas dos estados, Tribunal de Contas da União e o Ministério Público utilizam o parecer como base.

Como exemplo, Mozart Ramos conta que, em 2023, participou do programa Educa Mais RS, promovido pelo Tribunal de Contas, no Rio Grande do Sul, e que esta formação voltada a diretores se baseava no parecer da formação dos diretores escolares. 

Gestão admirada para Mozart Ramos

Além de dominar as competências e habilidades presentes no documento, e proporcionar um ambiente agradável para os professores e alunos, o gestor também precisa estar atento à influência que ele exerce sobre o futuro dos estudantes. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais e o desenvolvimento cognitivo também devem ser visados pelas gestões que querem se tornar admiradas. 

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Mozart cita a frase do falecido professor estadunidense Richard Hamming: “Os professores deveriam preparar os alunos para o futuro dos alunos e não para o passado dos professores”.

A motivação dos professores e o seu engajamento são os primeiros sinais a serem identificados quando falamos sobre mudança na forma de gerir uma escola. “Quando a gente percebe que os professores estão desmotivados, sem estímulo, sem provocar inovações no ambiente escolar, isso já é um primeiro sinal de que a gestão não anda bem.”

Quando dados como o do Censo Escolar e do Saeb indicam que os alunos estão abandonando a escola ou reprovando, também é preciso ficar em alerta. Sobre esse problema, Mozart finaliza dizendo que cabe à Secretaria da Educação, seja ela estadual ou municipal, ter uma política que possa avaliar a qualidade da gestão e também propor mecanismos de formação continuada para o gestor.

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Pesquisa e evento Escolas Mais Admiradas

A revista Educação traz em sua trajetória de 28 anos a idealização e organização de eventos e premiações, como o Prêmio Top Educação, que entra em sua 18ª edição, e o Grande Encontro da Educação, com oito edições realizadas. Este ano, lançamos mais uma novidade, dessa vez em dobro, a pesquisa Escolas Mais Admiradas pela gestão escolar, com votação aberta até 19 de abril, e em 19 de junho, em SP, um evento presencial para profissionais da educação conhecerem e se inspirarem nas escolas mais admiradas tanto da rede pública quanto da particular.

Clique aqui para saber mais da pesquisa e votar.

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Autor

Maria Eugênia


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