Por Maria Lúcia Gontijo, G1 Minas — Belo Horizonte


Arthur Carvalho Ramos Damasceno, 20 anos, desistiu do ENEM por não ter se adaptado às aulas on-line. — Foto: Arquivo pessoal

Arthur Carvalho Ramos Damasceno, de 20 anos, sonha em ser psicólogo. Para isso, a ideia inicial era fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 para tentar uma vaga na faculdade, mas a falta de adaptação para acompanhar a aulas do cursinho preparatório pelo celular e a dificuldade financeira fizeram com que ele desistisse de se inscrever para o exame.

A realidade de Arthur é a de muitos outros alunos pelo país afora. Neste ano, apenas pouco mais de 4 milhões de estudantes se inscreveram – menor número desde 2007. Em Minas Gerais, foram 382.381 inscritos.

Em rápida entrevista ao G1, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que o exame de 2020 teve 50% de faltas por causa "da mídia, que só falava de doença". Ou seja, a abstenção em 2020 resultou em menor número de inscritos em 2021.

“Não estou pronto, me senti menos preparado. Eu me formei meses antes de a pandemia começar, porém não me adaptei ao ensino remoto de cursinhos. Acompanhei alguns que tinham vídeos gravados disponíveis, mas é muito difícil concentrar e aprender assim, aí desisti" contou o jovem Arthur.

Como o sonho de cursar psicologia não acabou, o estudante vai prestar vestibular em uma faculdade particular de Belo Horizonte e tentar uma bolsa de estudos.

"Vou fazer uma prova on-line no dia 24 de julho e vou tentar conseguir uma bolsa de 100% para não ter que pagar mensalidade. Eu marquei a opção de aulas presenciais para poder assistir às aulas em sala de aula mesmo, vamos aguardar", disse Arthur.

Número de inscritos no Enem é o menor desde 2009

Número de inscritos no Enem é o menor desde 2009

Corte no aluguel

Para garantir o valor da mensalidade, caso Arthur não consiga a bolsa, ele e a família se mudaram do apartamento onde moravam de aluguel e foram para a casa da avó dele.

"A gente saiu do aluguel, viemos morar com minha sogra para poupar esse dinheiro e ajudá-lo nos custos da faculdade. Sonho do nosso filho é nosso também", disse a mãe do Arthur, a esteticista Doris de Carvalho, 55.

Boa sorte, Arthur.

Veja os vídeos mais assistidos no G1 Minas nesta semana:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!