Por Guia do Estudante #especialENEM

Com a chegada do verão, das férias e das festas de fim de ano é natural que os estudantes relaxem um pouco na rotina dos estudos. Porém, se o estudante for fazer o Enem, não dá para ficar totalmente desligado dos conteúdos, pois a versão impressa da prova está marcada para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Dessa forma, se o estudante passar as férias todas sem olhar para os livros pode sair em desvantagem em comparação àqueles que aproveitaram para estudar ou revisar o conteúdo.

"Manter o foco e uma rotina saudável de estudos durante as férias podem aumentar e favorecer as possibilidades do estudante alcançar os resultados desejados. Além disso, também evita que ocorra o acúmulo das matérias, favorece a apropriação do conteúdo estudado e ajuda a manter-se motivado e implicado diante dos seus objetivos e da sua escolha profissional", destaca a psicóloga, Juliana Costa Beber, que atua com orientação profissional e planejamento de carreira.

Organize uma rotina de estudos para as férias, mas não esqueça de relaxar

É importante que o estudante construa uma tabela de horários e organize uma rotina de estudos mesmo durante as férias.

"Uma sugestão é que o estudante inclua os objetivos que deseja alcançar com essa rotina de estudos; o tempo disponível e prioridades de cada conteúdo; considere as condições ambientais favoráveis para o momento de estudar; e os recursos materiais necessários", explica Juliana.

Porém, o objetivo não é que o estudante se sobrecarregue de estudos nas férias, afinal, o momento é para relaxar e aproveitar para descansar também.

"Férias são para descontração com os amigos e descanso dos professores. Mas você pode ter vínculos com os mesmos, compartilhando aulas gravadas durante o momento pandêmico e fazendo pequenas anotações do que você acha que é importante", sugere o professor do Curso e Colégio Tendência, André Fabiano, mais conhecido como Binho pelos alunos.

Una os momentos de lazer aos temas de estudo

Uma boa sugestão é unir os momentos de lazer aos estudos. É possível fazer isso assistindo filmes e séries relacionados a fatos históricos que caem na prova ou a temas atuais, por exemplo. Assistir aos noticiários é fundamental também mesmo durante o período de férias. Além disso, o estudante pode conversar com os amigos e familiares sobre os fatos atuais, com isso, ele adquire vocabulário e pode, até mesmo, desenvolver argumentos para um possível tema de redação. Dessa forma, é possível que o estudante assimile conteúdos de forma mais efetiva e não se sinta cansado por isso.

Saúde mental é importante para um bom desempenho na prova

Outro fator deve ser lembrado e que tem um papel fundamental para o bom desempenho do estudante na prova é a saúde mental , principalmente em um ano marcado por uma pandemia e todo o estresse gerado por ela.

"Não podemos esquecer que os aspectos emocionais interferem na hora de estudar, por isso, o descanso deve fazer parte da rotina de um estudante, pois favorece a qualidade do estudo, auxiliando na concentração e evitando a sobrecarga. Além disso, é importante se atentar e perceber como você está se sentindo no momento de estudar, certas emoções podem inviabilizar a sua concentração. A distribuição de tempos intercalados e pausas enquanto estuda, conciliados com os cuidados da alimentação e sono regulado, são estratégias necessárias para manter uma rotina de estudos mais saudável" , explica Juliana.

Qualidade de estudo é mais importante do que quantidade

O estudante não pode se cobrar muito e deve respeitar o seu tempo de estudo. Estude menos horas por dia se preciso, mas, naquelas horas, mantenha o foco. Lembre-se: a qualidade das horas de estudo vale mais do que a quantidade.

"Durante o ato de estudar muitos estímulos podem impedir de estabelecer um foco de estudo. No que tange o cenário atual, sabemos que o uso de celulares e as redes sociais durante o momento de estudos podem apresentar muitos estímulos e dificultar que o estudante mantenha sua concentração", acrescenta Juliana.

Tenha o seu foco em mente

Para lidar com os desafios e as distrações durante as férias é importante que o estudante tenha clareza daquilo que deseja alcançar e, consequentemente, de quais ações precisa realizar para alcançar os seus objetivos.

"É comum que as pessoas ainda estabeleçam uma relação com o estudo pautada na obrigação, na necessidade de passar em uma prova e isso acaba sendo a causa de muito sofrimento e desmotivação por parte do estudante. O ato de estudar ultrapassa essa lógica, pois implica um projeto de vida, envolve um desejo de ser alguém", finaliza Juliana.

Guia do Estudante #especialENEM

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!