Por Colégio Uirapuru

Para pais e alunos, o início do Ensino Fundamental I traz compromissos e responsabilidades que interferem no bom desempenho escolar. Estudar talvez seja a primeira grande responsabilidade de uma criança. Para que este momento se torne algo espontâneo e habitual é interessante que os pais entendam como funcionam técnicas de estudo e ajudem os filhos neste processo. Muitos questionam: Como ajudar meu filho a estudar? Dentro da escola, a equipe de Orientação Educacional se torna fundamental nesta hora.

No Colégio Uirapuru este trabalho tem início a partir do 2º ano do Ensino Fundamental I. Os profissionais buscam trazer para pais e alunos o melhor caminho a trilhar. Como possuem grande proximidade aos alunos, facilitando o entendimento do perfil de cada criança e a rotina dentro e fora da escola, as orientadoras planejam, juntamente com cada criança, uma rotina adequada, produtiva e autônoma.

Orientadoras planejam, juntamente com cada criança, uma rotina adequada, produtiva e autônoma — Foto: Colégio Uirapuru/Divulgação

Para a orientadora educacional Liliane Giraldelli Moraes, responsável pelos alunos do 2º e 3º anos, há um cuidado muito grande em entender cada aluno.

"É preciso conhecer as particularidades para ajudá-los a visualizar o melhor caminho. O trabalho desenvolvido desde o 2º ano faz com que a caminhada se torne mais organizada e, consequentemente, mais produtiva, ou seja, os alunos atingem um desempenho escolar muito satisfatório”, explica.

Ela sugere que as famílias ajudem a criança a organizar uma rotina, prepare um espaço iluminado, silencioso e adequado com todo material escolar necessário. Diante disto, que cumpram as regras estipuladas para que a criança adquira o hábito.

"Estudar somente na véspera não funciona. Retomar o que foi visto em sala de aula, relembrar experimentos, detalhes e anotar as dúvidas no caderno de estudos sempre traz um ótimo desempenho escolar. Em casa, a criança se depara com todo conteúdo sozinha, é aí que surgem as dúvidas e o professor pode ajudá-la a esclarecer quando retornar à escola” afirma Liliane.

Orientação escolar ajuda os alunos a atingirem desempenho escolar muito satisfatório — Foto: Colégio Uirapuru/Divulgação

Thais Peluzo Soares, orientadora educacional dos alunos do 4º e 5º anos, observa que nesta fase as crianças começam a experimentar técnicas de estudo sem saber que elas existem.

"Eles começam a estudar de uma maneira bem particular, da maneira que se sentem mais confortáveis. Começam a sublinhar, desenhar um cronograma de estudos, fazer desenhos, esquemas e, até, mapas mentais. O caderno de estudos é muito importante, nele se concentra todo o estudo do aluno. Não há cobranças ou correções, mas podemos avaliar se existe alguma lacuna", explica Thais.

O Colégio Uirapuru acredita que a parceria entre a escola e as famílias deve se basear na transparência. O objetivo comum é que o aluno aprenda e tenha êxito na vida escolar. "Ao entender o aluno e particularidades de cada família, a escola propõe soluções. Esta relação confiança é sempre salutar. Acreditamos que todo esse empenho sempre traz um bom desempenho escolar”, complementa Maura Bolfer, coordenadora do Colégio Uirapuru.

Orientadora educacional observa crianças do 4º e 5º anos começam a experimentar técnicas de estudo sem saber que elas existem — Foto: Colégio Uirapuru/Divulgação

Colégio Uirapuru

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!