Dicas do Enem: o que esperar do conteúdo de biologia na prova?

Publicado em 07/11/2023 - 10:00 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Redação ficou pra trás. E no próximo domingo, os estudantes que participam do Enem 2023 farão a segunda e última prova. Desta vez com 90 questões sobre Matemática e Ciência da Natureza e suas Tecnologias.  Ou seja, Física, Química e Biologia, que é por onde a gente começa a segunda parte dessa maratona de dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Conversamos com a professora de Biologia Gisele Cova, do Curso Anglo, que, de cara, recomenda que os estudantes usem esses dias até a prova para focar na resolução questões.  

De acordo com a professora, as questões de Biologia dos últimos cinco anos têm valorizado Citogenética e Ecologia. Ela detalha ainda o que pode ser cobrado em Ecologia. E afirma que as mudanças climáticas também não devem ficar fora do exame.  

A professora também destaca a cobrança em Citogenética. E diz que acredita que a parte de Genética pode trazer novidades esse ano. 

Quanto à forma das questões, Gisele Cova diz que algumas devem cobrar domínio técnico dos assuntos, mas que a interpretação de texto também será bastante cobrada.  

E faltando pouquíssimos dias pra última rodada de provas do Enem 2023, a professora orienta como fazer essa última revisão. 

Com essa última dica da professora Gisele Cova, a gente te deseja uma boa preparação final, com equilíbrio, e uma excelente prova! 

*O Dicas do Enem é um produto da Radioagência Nacional em parceria com o Radiojornalismo EBC e contou com a produção de Simone Magalhães e sonoplastia de Jailton Sodré.

 

Edição: Pollyane Marques

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo