Educação

Por Filipe Gonçalves, SP1 — São Paulo

Diário de Escola: alunos de Taboão da Serra aprendem a gostar de matemática

Diário de Escola: alunos de Taboão da Serra aprendem a gostar de matemática

As escolas municipais de Taboão da Serra, cidade da Grande São Paulo, desenvolveram o programa 'Matematicando', que busca inserir jogos de raciocínio lógico para ajudar os alunos no aprendizado da matemática.

A série Diário de Escola apresenta projetos que estão promovendo mudanças positivas em escolas públicas de São Paulo. Ideias para aprimorar o ensino de matemática, aumentar a participação da comunidade escolar na gestão das instituições, combater a evasão e a violência escolares, são alguns exemplos.

“O município percebeu, por conta dos índices, que em português os alunos iam bem, mas em matemática, nem tanto. Descobrimos que o problema é que eles não gostavam da matéria. Então, o município propôs um trabalho voltado para essa matéria”, explica a diretora da Escola Professor Oscar Ramos Arantes, Camila Previatti.

Alunos utilizam jogos de raciocínio lógico para melhorar rendimento em matemática — Foto: Reprodução/TV Globo

O projeto foi implantado dentro das salas de aula há 3 anos. A ideia é a de proporcionar o ensino através de jogos para estimular o raciocínio lógico. São, atualmente, 28 jogos diferentes no projeto.

Após a implantação do programa, a nota das escolas da rede municipal no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) subiu quase 40 pontos em 10 anos.

“Não vou falar que é uma receita de bolo, que sempre vai dar certo. Mas aqui, para a gente, deu muito certo. Quando as crianças começaram a ver sentido nessa matemática e brincar com esses números, elas começaram a gostar muito mais. E isso refletiu nas notas, nas provas e nas outras avaliações”, finaliza a diretora.

Alunos de Taboão da Serra utilizam jogos com raciocínio lógico para aprender matemática — Foto: Reprodução/TV Globo

DIÁRIO DE ESCOLA

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!