Educação

Por Anne Barbosa, Bom Dia SP — São Paulo

As iniciativas da educação pública que estão dando certo

As iniciativas da educação pública que estão dando certo

Uma escola pública de São Caetano do Sul melhorou as notas dos seus alunos promovendo aulas de robótica. A aula na EMEF Sylvio Romero acontece na sala sem lousa ou carteiras individuais. A sala atende 440 alunos. “São aulas por duas vezes por semana para todas as turmas”, explica a diretora Sandra Martins.

Os resultados aparecem nas notas da Sylvio Romero: as de matemática no Saeb, o sistema que avalia a aprendizagem, subiram mais de 60 pontos desde 2009, indo de 223,9 pontos para 299,8 pontos. E as de português quase 80 pontos, indo de 193,2 para 269,2.

A série Diário de Escola apresenta projetos que estão promovendo mudanças positivas em escolas públicas de São Paulo. Ideias para aprimorar o ensino de matemática, aumentar a participação da comunidade escolar na gestão das instituições, combater a evasão e a violência escolares, são alguns exemplos.

Evolução das notas do Saeb dos alunos da EMEF Sylvio Romero — Foto: TV Globo/Reprodução

As aulas de robótica começaram há cinco anos na EMEF Silvio Romero. Na sala, são reforçados conteúdos aprendidos nas aulas tradicionais. Por exemplo, é preciso saber interpretar textos para ler e seguir as instruções do manual de montagem de blocos. E mais que isso: essa atividade exige habilidades que não estão em livro pedagógico nenhum.

Os alunos produziram uma roda gigante conectada a uma central que transmite os comandos programados pelas crianças no computador. “Foi Mais rápido e fácil do que a gente imaginava”, diz o professor de informática e robótica Adalberto Ortiz Clemente.

Aula de robótica na EMEF Sylvio Romero — Foto: TV Globo/Reprodução

DIÁRIO DE ESCOLA

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!