Educação

Por Gridânia Brait, Bom Dia SP — Novo Horizonte

'Diário de Escola': cidade do interior promove simulados e vira referência no Ideb

'Diário de Escola': cidade do interior promove simulados e vira referência no Ideb

As escolas municipais de Novo Horizonte, na região de São José do Rio Preto, promovem simulados toda semana além das provas tradicionais. A prova segue o mesmo padrão para cada série. A correção é feita no mesmo dia e o professor já recebe os resultados para traçar as estratégicas de ensino da próxima semana.

A diretora de escola Valentina Batista Da Silva destaca a importância dos simulados. “É para sentir onde que é a necessidade de estar melhorando cada aluno e a sala toda”, afirma.

A série Diário de Escola apresenta projetos que estão promovendo mudanças positivas em escolas públicas de São Paulo. Ideias para aprimorar o ensino de matemática, aumentar a participação da comunidade escolar na gestão das instituições, combater a evasão e a violência escolares, são alguns exemplos.

“Ajuda a gente a entender melhor a matéria e ver se a gente está indo bem ou mal para melhorar”, diz a aluna Ana Ellis Palauro Cassiano, de 11 anos.

Respeitar a individualidade de cada aluno é uma regra em todas as escolas da rede municipal. Quem tem dificuldade vai para a aula de aperfeiçoamento e quem manda bem e está com as notas lá em cima participa dos grupos de aprofundamento.

Durante a aula de aprofundamento de português, os estudantes acompanham o conteúdo por um aplicativo. Foi a maneira encontrada para usar a tecnologia como um recursos de ensino. Todo esse trabalho de criar uma escola atrativa, com planejamento pedagógico tornou Novo Horizonte referência no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

A Escola Francisco Álvares Florence foi a que apresentou o melhor desempenho na última prova 7.6 nos anos finais do ensino fundamental. A média nacional foi de 4.4.

"Não existe uma fórmula, uma receita”, diz a diretora Jane Delsin de Souza “O que é seguido pela nossa secretaria, o que se destaca é a simplicidade. O foco na leitura, na escrita, nos cálculos básicos, o foco mesmo na aprendizado do aluno, é isso que tem feito a gente atingir bons resultados."

A estudante Rafaela da Silva Rodrigues, de 14 anos, diz que todo mundo merece e tem direito a uma educação de qualidade. “Se todo mundo tiver com certeza o Brasil vai conseguir ser um país muito melhor, ter um PIB melhor, um IDH melhor, a educação é a base de tudo. Pra você ter saúde precisa ter bons médicos, pra ter bons médicos precisa ter bons professores.”

DIÁRIO DE ESCOLA

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!