Educação

Por Filipe Gonçalves, Anne Barbosa e Eliane Silva, Bom Dia SP — São Paulo

'Diário de Escola': Escolas de Francisco Morato usam esporte para melhorar aprendizado

'Diário de Escola': Escolas de Francisco Morato usam esporte para melhorar aprendizado

Três vezes por semana, mil alunos de escolas públicas de Francisco Morato, na Grande São Paulo, participam do projeto Criança Cidadã. Dez escolas da cidade fazem parte do projeto. Em cada uma, cem alunos são escolhidos para participar. A ideia é avaliar quanto o esporte pode ajudar a criança a ter uma vida melhor.

Quem tem aula de manhã, continua à tarde. A turma da tarde vem mais cedo. Todos eles ficam mais tempo na escola para praticar esportes.

Para os esportes de luta, o tatame ocupa o lugar das carteiras. Os alunos recebem os equipamentos e aprendem modalidades que nem imaginavam conhecer.

A série Diário de Escola apresenta projetos que estão promovendo mudanças positivas em escolas públicas de São Paulo. Ideias para aprimorar o ensino de matemática, aumentar a participação da comunidade escolar na gestão das instituições, combater a evasão e a violência escolares, são alguns exemplos.

Erik Guijo de Oliveira, coordenador do Projeto Criança Cidadã da Escola Municipal Giuliano Cecchettini, diz que o lado social é muito importante. “Aqui a gente ajuda também os pais. As crianças têm alimentação aqui na escola”, diz.

Depois das atividades físicas, as crianças fazem a hora do almoço. “A procura é muito grande”, diz a professora Gilene Lopes. “Para as mães também é muito bom. Elas estão em casa, mas sabem que o aluno está de manhã e à tarde na escola, faz a refeição direitinho, tem horário pra tudo. E a parte pedagógica dele vai super bem também.”

Alunos participam de aula de judô — Foto: Eduardo Gonzalez/TV Globo

Um dos alunos selecionados para o projeto é o Luiz Brás, que tem autismo. A mãe dele percebeu em casa a mudança de comportamento do filho. “Ele era mais quieto, agora ele é mais comunicativo e brinca mais”, diz Edilene Brás, mãe do aluno.

A professora Gilene diz que o projeto é fundamental para o bom desempenho do aluno em sala de aula. “Começando por eles não faltarem tanto. A socialização é super importante, porque se o aluno não socializa não tenho como interagir com esse aluno. Então, o projeto traz isso”, diz.

O aluno Higor Barbosa, de 14 anos, conheceu o atletismo por meio do projeto e hoje é atleta mirim da cidade. Ele treina em São Paulo toda semana. Para as outras crianças, Higor dá a receita: “Se dedicar mais e dar valor ao professor, porque o professor é tudo no treinamento. É se empenhar bastante, se esforçar, mesmo que esteja com preguiça, levanta, tenha garra, se esforce bastante”.

Aluno Higor Barbosa participa de treino de atletismo em São Paulo — Foto: Eduardo Gonzalez/TV Globo

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