07/04/2017 14h30 - Atualizado em 07/04/2017 15h55

Diagnóstico aponta necessidade de melhorias em instituições de ensino

Relatório foi divulgado pela Secretaria de Educação de Poços de Caldas.
Estudo de prédios da cidade foi realizado de janeiro a março deste ano.

Do G1 Sul de Minas

A Secretaria de Educação de Poços de Caldas (MG) divulgou nesta semana o diagnóstico da situação dos prédios públicos que abrigam unidades educacionais na cidade. De acordo com o levantamento 72% das escolas, 70% dos Centros de Educação Infantil (CEI) e 57% das unidades do Programa Municipal da Juventude (PMJ) necessitam de algum tipo de intervenção na estrutura física. O estudo foi realizado de janeiro a março deste ano.

Ao todo, o município conta com 76 unidades de educação, sendo 25 escolas, 44 CEI e sete unidades do PMJ. O diagnóstico apontou 162 solicitações de melhorias encaminhadas à prefeitura, incluindo as demandas enviadas nos últimos anos e que ainda não foram atendidas.

O levantamento apontou que a maior parte da demanda está relacionada à manutenção hidráulica, como vazamentos, troca de válvulas e torneiras, entupimentos, além de manutenção em portas, janelas, pisos, azulejos e problemas relacionados aos telhados.

Segundo a prefeitura, um planejamento junto à Secretaria de Projetos e Obras Públicas está sendo estudado para a realização das intervenções nas estruturas dos prédios. Ainda segundo a prefeitura, o processo licitatório está em andamento, com previsão de finalização para meados de abril. A intenção é contratar uma empresa de engenharia especializada para prestar serviços gerais de manutenção preventiva e corretiva, reparos e adaptações, com fornecimento de materiais e mão-de-obra. Enquanto isso, pequenos reparos já estão sendo atendidos por uma equipe da Secretaria de Obras.

Relatório foi divulgado pela Secretaria de Educação de Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)Relatório foi divulgado pela Secretaria de Educação de Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)

"Nós estamos algumas equipes que estão atuando, trabalhando, fazendo a manutenção da parte hidráulica, sanitária, elétrica, nós temos um contrato que não foi efetivado, foi cancelado, que tem um porte maior de atendimento maior, prinicipalmente na parte de ginásios, coberturas e a nossa previsão é que esse contrato seja assinado agora no mês de abril, no mais tardar no mês de maio", disse o secretário de Obras, Luiz Fernando Cortezano

O diagnóstico apresentou ainda quais prédios e unidades apresentam alta prioridade, a partir do impacto e das dificuldades que causam ao atendimento na unidade escolar.

Rede Pública Estadual
Além das unidades municipais, prédios da Rede Pública Estadual também necessitam de reparos. Ao todo dez escolas estaduais na cidade enfrentam problemas com relação à estrutura física, como falta de pintura, troca de piscos, entre outras coisas.

Estudo de prédios de Poços de Caldas foi realizado de janeiro a março deste ano. (Foto: Reprodução EPTV)Estudo de prédios de Poços de Caldas foi realizado de janeiro a março deste ano. (Foto: Reprodução EPTV)

Na Escola Dstadual João Eugênio, por exemplo, a quadra poliesportiva está sem cobertura, o que imposssilita as aulas de Educação Física em dias de chuva ou até com sol muito forte, para que os alunos não fiquem expostos ao tempo.

De acordo com a superintendente regional de ensino, Rosemar do Prado Carvalho, já existem projetos em andamento para a resolução dos problemas.

Na região
O problema também é registrado em escolas de outros municípios na região. Segundo a Secretaria de Estado de Educação, 14 escolas têm obras previstas para melhoria na infraestrutura em Varginha (MG), mesmo número apontado em Pouso Alegre (MG). Já em Passos (MG) a estimativa é que 13 prédios recebam reparos. Itajubá (MG) teria 10 projetos e nove unidades escolares com alguma reforma prevista a ser realizada em Lavras (MG).

A secretaria informou também que além destas intervenções, há previsto repasse de um recurso anual de manutenção e custeio para todas as unidades escolares que pode ser utilizado, dentre outras finalidades, para realizar pequenos reparos que forem necessários ao longo do ano.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de