Por g1


28 de abril: Dia Mundial da Educação — Foto: Pexels

O Dia Mundial da Educação é celebrado nesta sexta-feira (28). A data, que é anual, foi definida por 164 países, incluindo o Brasil, durante o Fórum Mundial de Educação, em 2000, como forma de simbolizar o movimento global pela educação com compromissos firmados até 2030.

O evento, realizado na capital do Senegal, Dakar, é considerado um marco para o setor. Entre os objetivos traçados estão:

  • assegurar que todas as crianças, com ênfase especial nas meninas e crianças em circunstâncias difíceis, tenham acesso à educação primária, obrigatória, gratuita e de boa qualidade.
  • alcançar igualdade de gênero na educação primária e secundária.

Para comemorar a data, o g1 reúne, abaixo, sete iniciativas educacionais que transformam a vida de jovens brasileiros em todo o país:

Reconhecida cinco vezes como a melhor ONG do Brasil, pelo Prêmio Melhores ONGs, o maior do terceiro setor, a Vaga Lume atua em comunidades rurais da Amazônia por meio da implementação e da organização de bibliotecas comunitárias na região. De acordo com a organização, o plano é triplicar o número de bibliotecas comunitárias em todo o território amazônico, chegando a 300 espaços.

A proposta é incentivar a leitura, a escrita e a oralidade em um espaço compartilhado de saberes em benefício de crianças de comunidades rurais, ribeirinhas, de beira de estrada, indígenas e quilombolas.

🧑🏻‍🤝‍🧑🏽 Amigos do Bem

Desde 1993, o projeto social atua no sertão de Alagoas, de Pernambuco e do Ceará com o objetivo de impactar a vida de pessoas que moram em povoados isolados. Na parte de educação, o Amigos do Bem conta com quatro centros educacionais e profissionalizantes que oferecem atendimento completo às crianças e aos jovens: infraestrutura, educação, alimentação, transporte, uniforme e material didático.

Para combater a evasão escolar e a exclusão social, o projeto também apoia escolas da região no desenvolvimento das atividades educacionais, administrativas e pedagógicas, visando a melhoria da qualidade de ensino da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.

A cidade baiana de Feira de Santana concentra uma população de mais de 1,1 indígenas. Com o objetivo de dar apoio aos estudantes, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) oferece uma residência apenas para indígenas e auxílio financeiro, segundo a coordenadora pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Renata Dias Souza.

As políticas afirmativas na Uefs começaram em 2007, quando foi criada a residência para estudantes indígenas. Neste primeiro semestre de 2023, 61 estudantes autodeclarados estão com matrículas ativas e distribuídos em mais 10 cursos, como Direito, Engenharias, Agronomia, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.

Desde 2011, o Instituto Ubíqua atua com profissionalização de jovens rurais e de periferia, em comunicação social e novas tecnologias. Em 2020, a pandemia escancarou a dificuldade dos alunos para acessar a internet e ter equipamento. Então, nasceu o aplicativo Educar Nestante, uma plataforma educacional baseada nos Ciclos de Aprendizagem Ubíqua que funciona em situações com pouco ou nenhum acesso à internet.

Entre os cursos disponíveis no Educar Nestante, estão: analista de mídias sociais, construção de site em wordpress e especialização em reportagem multimídia.

✌🏽✌🏼✌🏻 Jovens Líderes pela Paz

O projeto Jovens Líderes pela Paz é uma iniciativa idealizada por ex-alunos da rede pública e atualmente implementada em parceria com a Comissão de Urgência pela Paz nas Escolas do Governo do Distrito Federal com o objetivo de reduzir a violência escolar.

Os três fundadores da iniciativa, Eduardo Vasconcelos, Isabela e Isadora Rodrigues. sofreram com o alto nível de insegurança no ambiente escolar e, por isso, criaram o projeto para promover atividades e ajudar na gestão de implementação de uma cultura de paz nas escolas públicas.

O Projeto Jovens Líderes pela Paz funciona da seguinte forma: nas escolas da rede pública, alunos são eleitos pelos próprios colegas ou escolhidos pela direção da escola para serem os Jovens Líderes pela Paz. Há escolas com 10 Jovens Líderes pela Paz e outras com 60, sendo o número escolhido de forma que eles possam impactar todo o corpo estudantil. Ao todo, são mais de 105 no DF.

☮️ CIAC

Localizado em Fortaleza, no Ceará, o Centro Integrado de Ações Comunitárias (CIAC) é uma iniciativa da Fundação Samura voltada para o desenvolvimento de programas de educação infantil baseados nos valores humanos, tendo como princípios norteadores os valores universais: paz, amor, verdade, ação correta e não violência.

A ideia nasceu a partir da necessidade de agregar valores da sustentabilidade aos trabalhos desenvolvidos pela Creche-Escola Samura, e devido à ampliação dos serviços prestados, surgiu a oportunidade de aprimorar e adicionar novos equipamentos para o uso comunitário.

Sediada em Bacabal, no Maranhão, a organização filantrópica, educacional e de assistência social Associação Vamos oferece serviços e projetos com a atuação de pedagogos, educadores sociais, membros de movimentos sociais, profissionais liberais e estudantes.

A proposta é atender crianças, adolescentes e jovens moradores de bairros periféricos e oferecer projetos voltados para autoestima, educação e tecnologia. A proposta da organização é promover o desenvolvimento solidário, estimular o voluntariado e fortalecer a solidariedade e o intercâmbio entre pessoas e grupos em nível local e global.

Leia também:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!