Por G1 SC


'Dia D' discute implementação da Base Nacional Comum Curricular nas escolas

'Dia D' discute implementação da Base Nacional Comum Curricular nas escolas

Nesta terça-feira (20), ocorre no país inteiro o "Dia D" para discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em Santa Catarina, a ação começou no dia 6 com a mobilização de planejamento nas unidades de ensino. A ideia é que o assunto seja estudado por diretores de escola, equipes pedagógicas, professores, pais e alunos, como mostrou o Bom Dia Santa Catarina.

“O dia D é um dia de mobilização, mas a Base Nacional Comum Curricular já vem sendo discutida desde 2014. Ela foi homologada em dezembro de 2017, portanto é uma legislação que está válida e que todas as escolas, independente da rede de ensino tem que adequar o seu currículo a esta base nacional. O Dia D é só o primeiro dia de mobilização após a homologação”, explicou a coordenadora da Secretaria de Educação Júlia Siqueira.

Conforme Júlia, cada Estado tem até 2020 para concluir o processo, mas a solicitação do Ministério da Educação é de até dezembro de 2018 esteja alinhado um currículo base para o a formação de professores.

“Cada escola fez a mobilização dentro da sua realidade, com participação de estudantes, pais, com participação de professores, é extremamente importante que a comunidade se envolva no currículo que ela deseja para os seus filhos. Na prática, teremos mais equidade. A base é um instrumento de direito, o direito essencial de aprender que cada criança, cada pessoa tem em cada ano letivo”, explicou.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1