Rio

Dezoito dos 92 municípios do Rio vão retomar aula presencial na rede estadual para o 3º ano do Ensino Médio

Capital, Niterói e Duque de Caxias estão entre as cidades que aderiram ao retorno na segunda-feira, dia 19, que inclui a fase VI do EJA
Fachada do Colégio estadual Professor Ernesto Faria, na Mangueira, Zona Norte do Rio Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo / 28-07-2020
Fachada do Colégio estadual Professor Ernesto Faria, na Mangueira, Zona Norte do Rio Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo / 28-07-2020

RIO - Apenas 18 dos 92 municípios do estado do Rio vão retomar as aulas presenciais em turmas da rede estadual na segunda-feira, dia 19. Estão autorizados a voltaram para as salas alunos da 3ª série do Ensino Médio, nas modalidades regular, técnico e de Educação de Jovens e Adultos (EJA - fase IV).

A capital, Niterói e Duque de Caxias estão entre as cidades que optaram pela reabertura das escolas estaduais. A adesão dos municípios a este calendário foi decidida pelas prefeituras. Já a classificação laranja no nível de contágio da cidade é um fator de exclusão automática para a retomada, caso da Região Centro-Sul fluminense.

Trânsito: Detran-RJ vai cancelar multas por documentos vencidos na pandemia; saiba o que está valendo

Aderiram à flexibilização: Carapebus; Casimiro de Abreu; Duque de Caxias; Italva; Itatiaia; Macaé; Macuco; Mesquita; Miracema; Natividade; Nilópolis; Niterói; Piraí; Rio de Janeiro; São Francisco de Itabapoana; São Pedro da Aldeia; Seropédica e Trajano de Morais.

Em coletiva realizada no dia 9, o governador em exercício Cláudio Castro e o secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, falaram do plano de retomada . Em todo o estado, essas turmas somam 126 mil alunos matriculados. No entanto, o número de volta às salas na próxima semana pode chegar a 63 mil estudantes, matriculados em 420 escolas estaduais. O retorno não é obrigatório e o aprendizado pode permanecer integralmente de forma on-line e remota.

Seis das 18 cidades, no entanto, têm escolas que não vão abrir as portas na segunda-feira. Segundo o governo do estado, equipes da direção de 27 instituições declararam fazer parte do grupo de risco da Covid-19. O caso é acompanhado pelo secretaria de Educação, que busca alternativas.

As escolas estaduais que não retornam às aulas presenciais no dia 19 são:

Rio de Janeiro (19 escolas)

CE Agostinho Neto

CE Bangu

CE Barão de Santa Margarida

CE Barão Do Rio Branco

CE Deborah Mendes De Moraes

CE Engenheiro João Thomé

CE Francisco Caldeira de Alvarenga

CE George Washington

CE Professor Ney Cidade Palmeiro

CE Professora Jeannette De Souza Coelho Mannarino

CE Professora Vilma Atanazio

CE Stuart Edgar Angel Jones

CE Júlia Kubitschek

CIEP 205 Frei Agostinho Fincias

CE Chiquinha Gonzaga

CE João Alfredo

CE Souza Aguiar

CE André Maurois

CE Professor Antonio Maria Teixeira Filho

Niterói

Liceu Nilo Peçanha

Duque de Caxias

CE Doutor Ignácio Bezerra de Menezes

Mesquita

CE Ana Neri

Trajano de Moraes

CE João de Moraes Martins

CIEP 279 Professora Guiomar Gonçalves Neves

Casimiro de Abreu

CE Santa Maria

CE Indaiaçu

CE Rio Dourado