Por G1 PA


Presos tem a oportunidade de conseguir uma vaga nas universidades — Foto: Reprodução/Susipe

Cerca de 32 mil pessoas privadas de liberdade farão nesta terça-feira (12) e na quarta-feira (13) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de mil unidades prisionais de 577 municípios. Neste ano a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) cerca de 700 detentos para participar do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade. Na busca para adquirir conhecimentos os internos dos presídios de Belém e do interior do Estado começaram a preparação para as provas desde o início de 2017.

Segundo a Susipe, atualmente, cerca de 4 mil detentos estão envolvidos em atividades educacionais dentro dos presídios paraenses. Das 45 unidades prisionais, 36 possuem sala de aula. Com a aprovação no Enem, a Justiça é quem decide se os detentos em regime fechado podem ou não frequentar as aulas na faculdade. A medida só é possível porque o Estado disponibiliza uma tecnologia que permite monitorar os passos dos presos em tempo real, usando apenas uma tornozeleira eletrônica.

Em 2016 mais de 1000 detentos fizeram as provas do Enem PPL. Cinquenta e oito foram aprovados para certificação do ensino médio e 36 foram aprovados para curso de nível superior. O mínimo para concorrer é fazer 450 pontos nas disciplinas comuns e 500 pontos na redação, como o Exame esse ano vem para acesso ao ensino superior a pontuação sempre deve ser maior para concorrer as vagas.

O Enem PPL é destinado a pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. Os participantes com mais de 18 anos poderão utilizar o desempenho como mecanismo para acesso à educação superior. Já os menores de 18 anos, considerados "treineiros”, só poderão utilizar os seus resultados individuais para a autoavaliação de conhecimentos.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?