Educação 360
PUBLICIDADE

Por Bruno Alfano e Pâmela Dias — Rio


Amy Webb e Maju Coutinho no Festival LED - Luz na Educação — Foto: Márcio Alves
Amy Webb e Maju Coutinho no Festival LED - Luz na Educação — Foto: Márcio Alves

Um Brasil com investimento em escolas, treinamento constante de professores, banda larga para todos e até inteligência artificial a serviço do aprendizado das crianças é viável e pode virar realidade em dez anos. A previsão foi feita ontem por uma das maiores futuristas do mundo, Amy Webb, que abriu as atividades do segundo e último dia do Festival LED - Luz na Educação. A primeira edição do evento, na Praça Mauá, Rio de Janeiro, encerrou com a conclusão de que há um mundo de possibilidades pela frente desde que desafios e desigualdades sejam vencidos.

— Só há uma maneira de lidar com isso: infraestrutura para tecnologia (em escolas) e financiamento governamental. Não entendo por que nos EUA, no Brasil e em muitos lugares no mundo a educação não é prioridade dos governos — afirmou Amy Webb, que sustentou as críticas mencionando a percepção equivocada de que os municípios e os pais devem assumir esse papel. — Isso é ridículo. Para resolver os problemas causados pelo acesso desigual à educação na pandemia, é preciso tornar a conectividade gratuita ou muito barata em toda a parte.

CEO do Future Today Institute, Webb deu o tom do dia porque outros palestrantes também abordariam a questão da desigualdade em inúmeros aspectos e como elas se combinam para emperrar o salto educacional do país.

Na mesa “Tecnologias digitais e analógicas: aprendendo com o melhor dos dois mundos”, foi ressaltada a importância, ainda que seja um longo caminho, de as escolas aliarem “o giz, a lousa, o celular e o computador” para uma educação híbrida e eficaz, fundada na fusão do analógico e do digital.

— Há um grande desafio para que os professores pensem a tecnologia digital no processo de formação. Os dois anos longe da sala de aula ajudaram a impulsionar o debate de que a tecnologia favorece tanto o professor quanto o aluno, que cria mais interesse e aprende com outras dinâmicas — explicou Helena Singer, líder da Estratégia de Juventude América Latina na Ashoka.

Crianças pobres são foco

Uma das vozes que mais se levantam contra a desigualdade, o médico Drauzio Varella voltou a defender que crianças pobres precisam ter as mesmas oportunidades das ricas, que frequentam creches de qualidade e que, desde pequenas, têm contato com um ambiente propício para desenvolver habilidades e aprendizagens. Drauzio afirmou ainda que a diminuição de desigualdade é urgente e exige um plano educacional de longo prazo:

— Quanto mais cedo as crianças puderem a ter acesso ao aprendizado e ao convívio com professores motivados, melhor.

Drauzio esteve no encontro “Quando tudo começa: formando cidadãos desde a infância”, junto com a professora da Universidade Federal da Bahia Bárbara Carine, que defendeu a tese de que a educação infantil é uma das etapas mais importantes da trajetória escolar das crianças, mas, apesar disso, não seria vista com seriedade pela sociedade em geral.

— A falta de seriedade a gente vê nos salários pagos aos profissionais, que são muito baixos — criticou.

O Festival LED - Luz na Educação é realizado pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a plataforma “Educação 360 – Conferência Internacional de Educação”, da Editora Globo, com patrocínio de Invest.Rio e apoio do Coppead. Segundo os organizadores, o evento é um dos três pilares do Movimento LED. Os outros dois são promover iniciativas na educação e a relação contínua com a comunidade.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Cantora se apresentou gratuitamente na Praia de Copacabana no show que marcou o fim da turnê 'Celebration'

Após show de Madonna, fãs que dormiram na praia elogiam organização e segurança: 'foi uma noite tranquila'

Após assassinato de Aline da Silva de Oliveira, a mãe morreu de tristeza e pai mudou de cidade com o neto caçula, que presenciou o crime

'A família foi se desfazendo', diz advogada da família de mulher vítima de feminicídio em Bangu; crime completa um ano

Queda brusca de temperatura pode agravar quadros de hipotermia em população afetada pelos temporais

Onda de frio deve atingir o Rio Grande do Sul a partir de quarta-feira, após melhora no clima no começo da semana

Além da seleção argentina, Menotti também foi técnico de gigantes do futebol, como Barcelona, Boca Juniors e River Plate

Morre César Menotti, ex-treinador campeão da Copa do Mundo de 1978 com a Argentina

Franceses perderem na ida por 1 a 0 para o Borussia Dortmund, mas decidem vaga em casa

Mbappé garante que PSG chegará à final da Liga dos Campeões: 'temos que vencer'

Entenda qual a melhor ordem para a saúde bucal segundo os especialistas e por que invertê-la pode oferecer riscos

Os dentes devem ser escovados antes ou depois de comer o café da manhã?

Atleta já vinha questionando a carreira após uma série de eliminações precoces em torneios na chave principal

Tenista argentino Diego Schwartzman, vencedor de quatro ATP's, anuncia aposentadoria em 2025

Paula Badosa e Stefanos Tsitsipas estavam juntos havia um ano

Casal de estrelas do tênis mundial anuncia fim do namoro: 'Novo capítulo de nossas vidas'

Ex-presidente viajou para o Amazonas para participar de eventos do PL

Após ser internado em Manaus, Bolsonaro volta a buscar atendimento e recebe visita de governador

DJ subiu ao palco às 0h50, logo depois de a Rainha do Pop encerrar sua apresentação histórica, para mais de 1,6 milhão de pessoas

Pedro Sampaio e Catha comandam público no 'after' do show de Madonna, em Copacabana