Por G1 Santarém — PA


Desfiles da Semana da Pátria continuarão descentralizados em 2018 — Foto: Luti Gomes/Arquivo/G1

No período de 1 a 7 de setembro, escolas das redes municipal, estadual e particular, participarão dos desfiles alusivos à semana da Pátria 2018 que tem como tema "Família, escola, e comunidade: todos por uma Cultura de Paz". Para chamar a atenção da população para a importância da integração de todos na construção de atitudes de não-violência no ambiente escolar, as escolas vão levar faixas, cartazes e pelotões destacando a Cultura de Paz.

De acordo com a secretária municipal de educação, Mara Belo, a comunidade precisa se apropriar do tema "Cultura de Paz" para discuti-lo nos ambientes e nas associações e reforçou o convite a todas as escolas das redes municipal, estadual e particular, para que em conjunto, no período de 1 a 7 de setembro, façam uma grande manifestação de civismo e de amor ao Brasil.

Marcos Gentil, assessor educacional da Semed e coordenador geral da Semana da Pátria, destacou que nunca foi tão necessário discutir com a comunidade escolar e a sociedade o tema em questão. "Nós que integramos a educação precisamos da paz e das relações harmoniosas em relação aos atores que compõem a comunidade escolar e nessa composição a família não pode ficar de fora".

Segundo Gentil, por meio do tema, os envolvidos vão poder debater, refletir e problematizar a ausência da paz durante a Semana da Pátria, que tem alcance significativo em todos os espaços da sociedade, objetivando assim promover o debate no cotidiano da escola e com reflexos ao contexto social.

Identidade visual da Semana da Pátria 2018 em Santarém, no Pará — Foto: Agência santarém/Divulgação

A identidade visual da Semana da Pátria foi produzida pela Assessoria de Comunicação, levando em consideração o olhar dos pequenos, tanto nos traços finos, quanto na pintura um pouco "desajeitada" e ainda ganhando formas. A arte conta com elementos que representam o dia a dia de uma criança, tão simples e ao mesmo tempo tão complexos.

Em 2018, os desfiles continuarão descentralizados, obedecendo os mesmos percursos. A novidade é que haverá uma noite específica para as escolas particulares e as instituições, que será no dia 4 de setembro.

A programação inicia no sábado, 1º de setembro, com desfile de escolas da educação infantil e ensino fundamental na Avenida Adriano Pimentel, a partir das 07h30. O palanque estará montando em frente à Praça do Pescador.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1