Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Deputado aciona Ministério Público após orientação da Prefeitura de SP para estudantes com autismo

Coordenadoria vetou a presença de acompanhantes terapêuticos em sala de aula; secretaria diz que assistência já é prestada por mais de 4.000 mil profissionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Orlando Silva (PC do B-SP) acionou o Ministério Público de São Paulo pedindo que a Secretaria Municipal de Educação da capital paulista seja investigada por editar uma norma que veta a presença, em sala de aula, de acompanhantes terapêuticos para pessoas autistas.

Uma orientação enviada pela Coordenadoria Pedagógica do município às unidades de ensino neste mês afirma que a atuação de acompanhantes terapêuticos no espaço educacional "não é compatível com a finalidade da educação e com os pressupostos que regem a Política Paulistana de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva".

Toda criança diagnosticada com autismo tem garantido o ingresso na educação regular, segundo a LDB - Zanone Fraissat - 30 mar.2018/Folhapress

De acordo com o órgão, a presença de acompanhantes nas escolas seria excludente, já que depende das condições financeiras do aluno e de seus familiares.

"O atendimento do acompanhante terapêutico nos espaços educacionais fere os princípios da educação inclusiva, que tem como objetivo promover a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas em todos os aspectos", afirma a Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação em nota técnica.

Para o deputado Orlando Silva, no entanto, a orientação fere a lei que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. E diz que impedir o acesso dos acompanhantes terapêuticos nas escolas trará prejuízo a esses alunos.

"A referida comunicação antepõe o professor especializado ao acompanhante terapeuta, como se fossem excludentes, quando, ao contrário, são complementares", afirma o parlamentar na representação. "No caso presente, temos uma mera orientação desafiando a lei garantidora ao estudante autista do direito de ser acompanhado", continua.

O deputado ainda acusa a orientação de ter "viés discriminatório" e de ferir "o princípio da equidade" por retirar dos estudantes com autismo a possibilidade de ter um profissional que possa acompanhá-los durante as aulas.

Procurada pela coluna, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo afirma que a assistência ao público da educação especial já ocorre por meio de mais de 4.000 mil profissionais de diversas áreas.

"Ainda existem equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, fonoaudiólogos e psicólogos em cada uma das Diretorias Regionais de Educação e os 13 Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI, que realizam acompanhamento e formações para a comunidade escolar", diz, em nota.

"Aos estudantes também é assegurado o transporte entre a residência e a escola, além de um conjunto de atividades e recursos pedagógicos para garantir a acessibilidade, prestado em caráter complementar ou suplementar às atividades escolares, como, por exemplo, as salas de recurso multifuncionais", finaliza.


REGISTRADO

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), e o secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do estado, David Uip, receberam convidados como a diretora da Faculdade de Medicina da USP, Eloisa Bonfá, e a presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Liedi Bernucci, para o pré-lançamento do documentário "Nós Contra o Vírus".

O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, na semana passada. A obra tem direção de Marcelo Poli e conta como o Centro de Contingência de São Paulo enfrentou a pandemia de Covid-19 —o estado foi o primeiro do país a aplicar uma dose da vacina contra o vírus.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.