Por Jornal Nacional


Enem 2020 registrou abstenção recorde

Enem 2020 registrou abstenção recorde

Começou a contar nesta segunda-feira (22) o prazo para pedir reaplicação do Enem por candidatos que não conseguiram fazer a prova. O Enem 2021 teve recorde de abstenções.

Mais de três milhões de candidatos faltaram neste domingo (24) - 55,3% do total de inscritos, o maior índice de toda a história do Enem.

No domingo passado (17), a ausência já tinha de mais de 51%. Quase seis milhões de candidatos estavam inscritos para fazer o Enem. Para o Inep, instituto responsável pelo exame, vários motivos explicam a ausência dos candidatos, especialmente o medo do contágio pelo coronavírus e as dificuldades de estudar durante a pandemia.

A ex-presidente do Inep Maria Inês Fini reforçou que a pandemia aumentou as desigualdades entre os estudantes, dificultando ainda mais o acesso ao ensino superior os alunos de escolas públicas.

“O Enem, que foi feito, criado e aperfeiçoado nesses 22 anos para ser um processo de inclusão de todos, acabou sendo um processo de exclusão. Nesse cenário que nós estamos vivendo, onde esta crise de aprendizagem, de defasagem, já existia antes da pandemia. mas a pandemia veio escancarar essa grande dificuldade dos alunos da escola pública.”

Nathany Lago faltou no domingo (24). Teve febre alta e foi ao médico, que pediu o teste para Covid-19.

“A partir do sábado eu entrei em isolamento. Ele me deu um atestado de 13 dias falando que eu não poderia fazer a prova. Eu perguntei para ele. Eu disse que eu tinha Enem. Como vou ficar em isolamento? Aí ele disse que eu não podia ir porque podia estar com Covid”, contou ela.

Quem, como a Nathany, doente, não conseguiu fazer o Enem, tem até a próxima sexta-feira (29) para pedir a reaplicação do exame na página do participante da internet.

Quem não conseguiu fazer o Enem por causa da superlotação das salas também pode pedir a reaplicação. Nesses casos é só apresentar o pedido, sem a necessidade de nenhum documento. Já no caso dos estudantes com Covid ou outras doenças contagiosas, vai ser necessário ter a comprovação.

“Todos os participantes que tiveram algum problema de logística no primeiro e segundo dia do Enem devem acessar a página do participante e fazer o registro da ocorrência e solicitar um dia ou dois dias de reaplicação. O Inep vai verificar as atas de sala e todos os locais que tiveram problemas, automaticamente, será deferida a reaplicação para os participantes”, disse o presidente substituto do Inep, Camilo Mussi.

O resultado do pedido vai ser analisado caso a caso e divulgado a partir do próximo dia 12. A reaplicação vai ser nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Também vão fazer as provas nesses dias os alunos do Amazonas e de duas cidades de Rondônia: Espigão d’Oeste e Rolim de Moura, onde os exames foram suspensos por causa do agravamento da pandemia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1