Democratização do ensino passa pelo 5G

Nova geração da internet vai ampliar o acesso a conteúdos em plataformas digitais

Por Claro


A Claro participa de ações para que o ensino seja democratizado e que alunos possam contar com materiais didáticos online Getty Images

E m uma instituição de ensino instalada em um pequeno município, os alunos se posicionam para assistir a uma aula. Ela será ministrada, em tempo real, por uma professora especializada no tema em questão. A diferença é que ela está a mais de 2 mil quilômetros de distância. E, ainda assim, a interação acontece de forma natural. Todos acompanham o conteúdo e têm a oportunidade de tirar suas dúvidas.

Já existem no Brasil escolas que atuam dessa forma. São instituições que se beneficiam da conectividade para levar aos estudantes atividades alinhadas com suas próprias trajetórias pessoais – afinal, eles já nasceram cercados por dispositivos com acesso à internet.

E para que a conexão seja entregue com mais qualidade e faça cada vez mais parte da rotina dos alunos, a Claro entrega o Claro 5G+.

INCLUSÃO DIGITAL

Segundo o Ministério das Comunicações, até 2028, 85 em cada 100 instituições de ensino do Brasil estarão conectadas utilizando 5G. Até essa data, todos os municípios do país serão atendidos por pelo menos um provedor da nova geração de internet móvel, resultado de investimentos privados de R$ 3,1 bilhões em soluções de conectividade avançada para instituições dedicadas à educação.

A Claro participa desse movimento, de forma que a nova rotina do ensino seja democratizada, e que alunos possam contar com materiais didáticos online, cursos e tutoriais em vídeo, além do uso de aplicativos. A inclusão digital pode ser acelerada pelo Claro 5G+.

Disponível para dispositivos compatíveis e que estejam na área de cobertura, a nova experiência tem o potencial de entregar alto volume de aparelhos conectados simultaneamente e tempo de resposta de rede (latência) até cinco vezes menor do que o 4G comum. Assim, a Claro leva velocidade e inovação para seus clientes, inclusive os da área educacional.

A Claro, que possui a internet móvel mais rápida e mais estável do país, segundo o Speedtest, conta com mais de 3,4 milhões de usuários conectados, o que representa mais de 38,6% do mercado, segundo o último levantamento da Anatel.

Mas a jornada da Claro com a educação começou muito antes da chegada do 5G. Diversos projetos, ao longo dos anos, foram ativados. E o Prezão – modalidade de planos pré-pagos da Claro – foi porta de entrada de muitos deles.

A trajetória se iniciou em 2019, quando a operadora transmitiu o Preparadão Universia, um dos mais importantes festivais de educação do Brasil. Na ocasião, a Claro concedeu zero rating para os jovens assistirem ao evento por seus dispositivos móveis, sem gastar dados do pacote de internet.

Já durante a pandemia, quando milhares de estudantes brasileiros se afastaram das salas de aula, em função do isolamento social, e precisavam de acesso para se preparar para o Enem 2020, a Claro se uniu a uma plataforma de ensino online. Todos os clientes do Prezão da Claro puderam ter acesso gratuito ao programa de estudos e sem consumir o plano de internet móvel.

E, pensando nos impactos negativos do coronavírus sobre o mercado de trabalho, a Claro lançou a plataforma Claro Cursos, com fácil navegação e gratuita para todos os clientes ativos no Prezão e também nos planos pós-pagos. São mais de 100 cursos nas mais diversas áreas e segmentos.

A Claro, com seu posicionamento a favor da democratização da conectividade, procura oferecer serviços e benefícios a todos; na geração de inclusão até o que vier de mais inovador e moderno por meio do Claro 5G+.

APOIO AO MOVIMENTO LED

Em sintonia com sua proposta de contribuir de maneira decisiva para o avanço do setor, a Claro apoia o Movimento LED – Luz na Educação. A iniciativa surgiu em 2021, por obra da Globo e da Fundação Roberto Marinho.

O objetivo é fomentar experiências inovadoras, com base em uma série de ações complementares. Entre elas, uma premiação anual organizada nas categorias Educação Básica, Educação Técnica e/ou Profissional e Educação Não Formal.

O movimento realiza, ainda, um festival que envolve conversas, oficinas, palestrantes nacionais e internacionais, experimentações, feira de startups, batalha de pitch e exposições, em parceria com a plataforma Educação 360 – Conferência Internacional de Educação, da Editora Globo. Dessa forma, com suporte de empresas e organizações como a Claro, o LED se dispõe a acelerar projetos, gerar conversas e conectar diferentes atores da sociedade.

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