Por Matheus Beck, g1 RS


VÍDEO: Bibo Nunes ataca estudantes de universidades de Santa Maria

VÍDEO: Bibo Nunes ataca estudantes de universidades de Santa Maria

A Defensoria Pública da União (DPU) ingressou com uma ação civil pública na Justiça Federal contra o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS), em razão do vídeo gravado no dia 9 de outubro, no qual o parlamentar ofende estudantes das universidades federais de Santa Maria e Pelotas que protestaram contra bloqueios na educação feitos pelo governo federal. A ação foi protocolada no sábado (22) e tornada pública nesta quarta (26).

Ao g1, o deputado Bibo Nunes afirmou que ainda não foi notificado pela Justiça e irá se manifestar após a comunicação. Ainda assim, confirmou que o vídeo já foi excluído de seus perfis das redes sociais. "Estão no direito deles", disse.

LEIA MAIS:

No pedido, o defensor regional de Direitos Humanos no RS Daniel Mourgues Cogoy solicita que Bibo ofereça resposta ao que foi gravado e retire imediatamente de suas mídias digitais o vídeo, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia de atraso. Além disso, pede que ele se abstenha "de fazer referências negativas aos vitimados pelo incêndio da Boate Kiss, especialmente quando associados aos estudantes das universidades federais de Pelotas e Santa Maria" e pague uma "indenização por dano moral coletivo".

"A ação do réu causou um dano que não se restringe ao patrimônio individual de cada prejudicado. Ela atingiu o âmago da dignidade humana, atentando contra a premissas e objetivos fundantes do Estado Democrático de Direito [...]. O dano constatado transcende o interesse dos indivíduos prejudicados e atinge a sociedade como um todo, uma vez que atinge os próprios fundamentos e objetivos da comunidade política brasileira", sustenta.

A DPU também intima UFPEL e UFSM para que manifestem seu interesse ou não em compor a ação.

"As declarações do demandado, ao pregar que os estudantes sejam vítimas de homicídio por meio violento e cruel – incineração – põe em risco a vida dos discentes e a segurança dos trabalhos desenvolvidos na comunidade estudantil de ambas as instituições de ensino. Ora, é sabido que, em casos semelhantes, as falas de lideranças políticas incitando a violência e inflamando discursos de ódio têm resultado em brigas entre vizinhos, invasões a hospitais e agressões a religiosos", diz defensor na ação.

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento para averiguar a manifestação.

Entenda a polêmica

Publicação do deputado federal Bibo Nunes (PL) em seu perfil nas redes sociais — Foto: Redes sociais/Reprodução

Durante uma transmissão online, Bibo Nunes critica os estudantes por atos em protesto ao presidente Jair Bolsonaro (mesmo partido). A publicação do vídeo é do dia 9 de outubro, mas viralizou na semana passada, depois de uma manifestação de um ex-reitor da UFSM, o professor Paulo Afonso Burmann, que usou um trecho do vídeo para criticá-lo.

No vídeo, Bibo profere ofensas aos alunos, chamando-os de "inúteis", "alienados", "vergonha", "escória do mundo", "miseráveis" e "parasitas". Depois, ele faz uma alusão ao filme "Tropa de Elite", em que estudantes universitários são queimados vivos em pneus. Após a repercussão, no domingo (23), o deputado pediu desculpas pelo vídeo.

"Errar é humano! Depois de uma mãe me relatar as perseguições contra sua filha na universidade, porque era bolsonarista, fiquei muito irritado e fiz um vídeo, onde perdi o controle emocional. Jamais vou querer que alguém seja queimado vivo. Peço desculpas a todos pela insensatez", escreveu nas redes sociais.

Para o presidente da associação de vítimas da Kiss, em que 242 pessoas morreram em um incêndio na boate, em 2013, "além de desumanizar e desprezar por completo os estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, demonstrou total desconsideração pela memória e história da cidade, marcada pela tragédia-crime da boate Kiss".

"A juventude de Santa Maria é marcada pelas cicatrizes da tragédia e ainda busca formas de viver e lidar com as consequências traumáticas da nossa história. As ofensas à vida proferidas pelo deputado são uma barbárie e ferem a toda humanidade de uma nação. Jamais aceitaremos a naturalização da insanidade, da violência e da desumanidade. Não aceitamos a desculpa de 'mal entendido' de quem proferiu as frases que disse, na íntegra, e que faz do uso da palavra sua profissão", afirmou o presidente da AVTSM, Gabriel Rovadoschi Barros.

"As palavras do deputado, portanto, remetem a tal ocorrido, rememorando e revivendo a dor por tantas perdas. Ao assim se manifestar, o deputado agiu de forma consciente e intencional no sentido de agredir não apenas os estudantes universitários, mas também os familiares e amigos enlutados", acrescentou o defensor público da União.

Leia mais:

Universidades manifestam repúdio

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se manifestou contra o deputado federal Bibo Nunes (PL). Em nota, a Reitoria da universidade repudia "todo e qualquer discurso de ódio, de falta de civilidade, que não tolere as diferentes opiniões ideológicas e políticas e que incentive agressões à comunidade acadêmica ou a quem quer que seja".

"Nossos estudantes são nosso maior patrimônio e é através deles e do conhecimento gerado nas universidades que transformamos a sociedade. Toda vez que um estudante ou um servidor público da área da educação for atacado e/ou desqualificado, nos ergueremos em defesa da nossa comunidade e da nossa instituição, que é de Estado e não de um governo", diz a UFSM.

Também em nota, a gestão central da UFPel informou que a declaração do deputado federal é "algo torpe e vil" e que "o sentimento é de tamanha indignação, incredulidade e verdadeira tristeza".

Já a União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE RS) repudiou o que considera mais um "ataque cruel proferido por Bibo Nunes". A entidade se solidarizou com os colegas e reforçou seu compromisso em "derrotar todos os inimigos da educação."

"A educação pública vem sendo atacada pelo governo federal e seus aliados desde que Bolsonaro assumiu a presidência. Cortes orçamentários, desrespeito à autonomia universitária, criminalização do movimento estudantil e mesmo assim nossas universidades não pararam! A maior parte da produção científica do nosso país é desenvolvida na universidade, estamos nos rankings de melhores universidades da América Latina e do Mundo, formamos excelentes profissionais e no período mais recente fomos essenciais no controle da pandemia."

Eleições 2022

Deputado federal Bibo Nunes (PL) em imagem de vídeo publicado em seu perfil nas redes sociais — Foto: Redes sociais/Reprodução

Bibo Nunes, de 65 anos, tentou a reeleição para o cargo de deputado federal no pleito deste ano, mas, com 76.521 votos, não conquistou a vaga, ficando como primeiro suplente. Contudo, com o indeferimento do registro da candidatura de Marlon Santos (PL), ele deve assumir o cargo.

Ele foi eleito deputado federal em 2018, via quociente partidário, com 91.664 votos. Em quatro anos de legislatura, teve um projeto aprovado, em 2020.

Em 2016, filiado ao PMDB, se candidatou para vereador em Porto Alegre, mas não se elegeu. Antes, em 2014, já havia tentado se eleger como deputado pelo PSD, e também não foi eleito.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!