Djamila Ribeiro fala sobre o livro “Pequeno Manual Antirracista” em evento em Macaé — Foto: Reprodução

A volta às aulas em Macaé, no Norte Fluminense, será marcada por debates e apresentações culturais que terão como tema central “Por uma Educação Antirracista”.

O evento será nesta quarta (21) e quinta-feira (22), a partir das 17h, no "Espaço do Saber e do Conhecimento", montado na Avenida Elias Agostinho, em Imbetiba. A programação contará com show infantil com Violúdico e terá a participação especial dos autores Djamila Ribeiro e Cláudio Fragata.

“Serão dois dias muito especiais com rodas de conversa, apresentações culturais e musicais. É um marco simbólico do início do ano letivo de Macaé com essa pauta que deve estar sempre presente no nosso dia a dia: fazer da educação antirracista uma realidade. E é neste sentido que estamos trabalhando e desenvolvendo inúmeras ações dentro e fora das salas de aula”, ressalta a secretária de Educação, Leandra Lopes.

Na quarta-feira (21), a filósofa e escritora Djamila Ribeiro falará sobre o seu livro “Pequeno Manual Antirracista”. Lançado em 2019, a obra traz um olhar sobre a estrutura do racismo no Brasil, desafios para a sociedade e reflexões sobre as transformações necessárias.

Já na quinta-feira (22), a temática segue com participação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, momento de autógrafo e bate-papo com o autor Cláudio Fragata.

O encerramento será com o show infantil Violúdico.

Confira a programação completa:

Quarta-feira, dia 21/02

  • 18h - Abertura oficial do evento;
  • 18h30 - Roda de Conversa com a filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira, Djamila Ribeiro, sobre o seu livro “Pequeno Manual Antirracista”;
  • 19h – Apresentação de Jongo com o Grupo de estudos de Jongo com Mestre Dengo;
  • 19h30 - Momento Cultural com Cida Garcia no palco;
  • 20h30 - Momento cultural com Max Badauê no palco.

Quinta-feira, dia 22/02

  • 17h30 - Autor Cláudio Fragata autógrafo e bate-papo;
  • 18h - Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial com um bate papo sobre “Diálogo para uma Educação Antirracista” e Roda de Conversa com convidados do Núcleo de Estudos Étnico-Raciais (Neafro) da Secretaria Municipal de Educação, com o tema “Literatura, arte e cultura: diálogos e reflexões para uma Educação antirracista”;
  • 19h - Associação de Capoeira Nova Geração de Bimba;
  • 19h30 – Violúdico.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!