Por Millena Barbosa, G1 GO


De forma virtual, aulas das redes municipais de Goiânia e Aparecida começam nesta quinta-feira — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Escolas das redes municipais de Goiânia e Aparecida de Goiânia iniciam o calendário letivo de 2021, de forma virtual, nesta quinta-feira (21). Os colégios estaduais também retomam nesta manhã as atividades on-line. No entanto, a partir da próxima segunda-feira (25), o estado permitiu a presença de 30% da capacidade de alunos. A aulas na rede pública estavam suspensas desde março de 2020 devido à pandemia de coronavírus.

Veja como será o início das aulas:

Rede estadual

De acordo com a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, o retorno das aulas acontecerá de forma híbrida, isto é, de forma presencial e remota. Segundo ela, o estado continuará seguindo a resolução nacional que permite até 30% de estudantes nas escolas.

A secretária explicou que a preferência para o retorno às aulas presenciais será dos alunos da 3ª série do ensino médio, dos estudantes do 9º ano e daqueles que não tiverem acesso à internet ao longo de 2020.

No entanto, esse grupo de alunos não é obrigado a retornar de forma presencial. Caso os pais ou responsáveis decidam, poderão mantê-los estudando a distância.

Ainda segundo Gavioli, as medidas definidas poderão sofrer mudanças de acordo com as definições do Centro de Operações de Emergências (COE) para o Enfrentamento ao Coronavírus em Goiás.

Rede Municipal de Goiânia

Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) de Goiânia, as aulas aos 108 mil alunos matriculados no município serão ministradas pelos professores por meio do programa Conexão Escola e Ambiente Virtual (Avah), que vem sendo usado desde o registro dos primeiros casos de coronavírus em Goiás, em março de 2020.

De acordo com a pasta, não há previsão para o retorno às atividades presenciais na capital. Segundo a SME, esse retorno se dará conforme a evolução do quadro epidemiológico e avaliação conjunta com as autoridades sanitárias.

Ainda segundo a secretaria, cada instituição tem seu próprio ambiente de acesso e o cadastro dos novos alunos será feito pela equipe administrativa de cada escola.

Rede Municipal de Aparecida de Goiânia

Já no caso de Aparecida de Goiânia, que possui cerca de 48 mil alunos matriculados na rede pública municipal, as atividades serão planejadas e executadas por meio de aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.

O município informou que o retorno às aulas presenciais na cidade deve acontecer em março, pois já possui pareceres favoráveis do Centro de Operações Emergenciais (COE) e do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19.

De acordo com o secretário de Educação de Aparecida de Goiânia, professor Divino Gustavo, a pasta já criou uma comissão específica para planejar as aulas presenciais com os protocolos que incluem, entre outras coisas, a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“De princípio, acreditamos que o retorno presencial será de forma gradual com percentual médio de 30% dos alunos matriculados em cada escola e Cmei de acordo com a Portaria n° 090 publicada no Diário Oficial do dia 10 de novembro de 2020, que estabelece as regras para essa retomada”, explicou

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias em Goiás

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!