De Boa no Enem 2022

Por G1 RN


Ana Luísa Maciel, de 17 anos, estuda para ter um ótimo desempenho no Enem. — Foto: Getúlio Revoredo

O período de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também é o momento em que muitos candidatos decidem o curso que vão fazer na universidade e, consequentemente, a profissão que desejam seguir. Para alguns, a escolha surge naturalmente. Para outros, decidir a tão sonhada carreira profissional não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, durante o processo de decisão vocacional, eles são tomados por medo, incerteza, insegurança, angústia e ansiedade.

Para ajudar as pessoas que vão realizar o Enem e que ainda têm dúvidas sobre a área em que deseja atuar na graduação e profissionalmente, a psicóloga Jéssica Soares orienta a todos a buscar o autoconhecimento. Segundo a especialista, essa forma de avaliação pessoal pode levar o indivíduo a fazer uma opção madura e segura acerca do próprio futuro.

“O primeiro passo é se conhecer, pensar sobre quais são seus interesses pessoais, o que mais gosta de fazer, quais são suas melhores habilidades e refletir sobre como se vê realizando determinadas tarefas exigidas pelas profissões. Reconhecer suas qualidades também é importante. Adotar essas estratégias iniciais fará com que você se conheça melhor de uma forma global”, avalia.

Analisar a grade curricular do curso que deseja e pesquisar sobre o mercado de trabalho como um todo são outras importantes formas para uma melhor tomada de decisão. “É preciso pensar fora da caixa e deixar os estereótipos de lado. Por isso, recomendo procurar informações acerca do curso de interesse ou até mesmo conversar com pessoas que já exercem a profissão. Caso esse processo de escolha esteja causando muito desconforto, partir para a ajuda profissional pode ser a solução”, ressalta Jéssica Soares, que também atua como professora de Psicologia do Trabalho na Universidade Potiguar (UnP).

Experiência

Enquanto estuda para ter um ótimo desempenho no Enem, Ana Luísa Maciel, de 17 anos, analisa as diferentes possibilidades de cursos para não comprometer o início da vida acadêmica e, consequentemente, a carreira profissional pós-formatura. Estudante do Complexo Educacional Contemporâneo, unidade Lagoa Nova, Zona Sul da capital, a adolescente conta com o setor de Psicologia da instituição e faz terapia, para auxiliá-la nessa fase de decisão.

“Ainda não escolhi o curso que quero fazer, mas, desde o início de 2020, venho diminuindo a gama de opções para a decisão final ser mais fácil. Com a ajuda da orientação vocacional da escola, tenho analisado meus interesses que, por enquanto, são maiores nas áreas de ciências humanas e exatas. Acredito que essa é uma decisão muito importante. Por isso, a farei com muita calma e tranquilidade, porque é uma decisão que eu faço pelo meu futuro. Tenho que decidir por um curso que possibilite me deixar satisfeita”, reflete Ana Luísa.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!