De Boa no Enem 2022

Por G1 RN


Professor Alex Lincoln lista assuntos que podem cair na prova de geografia — Foto: Arquivo pessoal

Contempladas na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, as questões de geografia são sempre umas das mais comentadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Professor da disciplina, Alex Lincoln explica que elas exigem do candidato uma percepção reflexiva e analítica dos acontecimentos dentro de um contexto histórico e geográfico.

“Uma importante dica é se apropriar da linguagem da prova de Ciências Humanas treinando questões de edições anteriores. Como a prova exige do candidato determinadas competências e habilidades, alguns temas se tornam recorrentes e algumas questões apresentam certa semelhança”, avalia.

Para exemplificar, o professor Alex menciona duas questões de anos diferentes. Segundo o professor, elas fazem referência ao processo de desconcentração industrial, também conhecida por fragmentação espacial da produção ligado a novos fatores de atração industrial. As perguntas também correlacionam o processo de urbanização recente, associando o processo de mudança nas relações sociais, desmetropolização e macrocefalia urbana:

(Enem 2017) O fenômeno da mobilidade populacional vem, desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Esses novos processos se materializam, entre outros aspectos, na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e a distâncias menores; pelos movimentos pendulares, que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos.

OLIVEIRA, L. A. P.; OLIVEIRA, A. T. R. Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (adaptada).

A redefinição dos fluxos migratórios internos no Brasil, no período apontado no texto, tem como causa a intensificação do processo de:

a) descapitalização do setor primário.

b) ampliação da economia informal.

c) tributação da área residencial citadina.

d) desconcentração da atividade industrial.

e) saturação da empregabilidade no setor terciário.

(Enem 2015) O processo de concentração urbana no Brasil em determinados locais teve momentos de maior intensidade e, ao que tudo indica, atualmente passa por uma desaceleração do ritmo de crescimento populacional nos grandes centros urbanos.

BAENINGER, R. Cidades e metrópoles: a desaceleração no crescimento populacional e novos arranjos regionais. Disponível em: www.sbsociologia.com.br. Acesso em: 12 dez. 2012 (adaptado).

Uma causa para o processo socioespacial mencionado no texto é o(a):

a) carência de matérias-primas.

b) degradação da rede rodoviária.

c) aumento do crescimento vegetativo.

d) centralização do poder político.

e) realocação da atividade industrial.

Conteúdos mais recorrentes

As questões de geografia também são famosas por serem bastante contextualizadas, exigindo do candidato a correlação de dois ou mais campos de estudo da disciplina. “Essa prática é muito comum em perguntas de geografia física que correlaciona assuntos ligados a hidrografia, geologia, vegetação e clima, também muito cobrados nos temas de meio ambiente e nos impactos promovidos pela ação humana”, afirma o professor Alex Lincoln.

Para ajudar os estudantes a revisar os assuntos de geografia e não ter surpresas na prova, o professor Alex detalhou os principais conteúdos abordados nas edições anteriores do Enem.

Geografia agrária: sistemas produtivos (extensivo e intensivo) ligados aos modelos de produção em países desenvolvidos e subdesenvolvidos; concentração fundiária e movimentos sociais no campo brasileiro; os novos processos de produção, modelo agroflorestal, agricultura de precisão e suas técnicas específicas como a MIP (Manejo Integrado de Pragas), buscando sempre entender a relação das novas tecnologias e técnicas aplicadas a essa atividade moderna, além de como o Brasil tem se destacado na produção e comercialização de suas commodities; diversificação da atividade produtiva (indústrias farmacêutica e cosmético, biocombustíveis e demais setores da economia).

Geografia urbana e populacional: primeira onda de urbanização na Europa do século 18 e segunda onda de urbanização dos países emergentes na segunda metade do século 20, junto com a expansão das multinacionais. No contexto populacional, compreender os tipos de migração, o processo migratório ocorrido no Brasil durante o século 20 e as mudanças provocadas ele nas últimas décadas; nova transição demográfica ocorrida nas últimas décadas e os efeitos que o envelhecimento populacional promoverá no Brasil (mudanças previdenciárias, mercado de trabalho e políticas públicas). No contexto mundial, situar sobre processo migratório internacional no contexto norte-sul (fatores de atração e repulsão) e também a migração recente sul-sul, crise dos refugiados e os países envelhecidos que incentivam imigração de mão de obra.

Globalização: sistemas produtivos (fordismo, toyotismo, taylorismo e volvismo); fases do capitalismo (comercial, industrial e financeiro); as ordens mundiais (unipolar, bipolar e multipolar); geopolítica e conflitos; as revoluções industriais e transformações sociais, de consumo e produção; centro e periferia; mundo desenvolvido e subdesenvolvido e as transformações na Divisão Internacional do Trabalho (DIT).

Meio ambiente e geografia física: clima, vegetação, geologia e hidrografia; impactos ambientais nos domínios morfoclimáticos brasileiros; mudanças climáticas, características do clima e fenômenos meteorológicos; recursos hídricos, impactos ambientais e a importância da água nos processos produtivos (pegada hídrica).

“Atenção ao professor Milton Santos que discute o tema globalização e geografia humanística. Seus textos costumam ser citados nas provas. Já assuntos sobre geologia geral, geologia brasileira, sistemas de informação geográficas, fusos horários, projeções cartográficas, conceitos e teorias geográficas, costumam ser menos cobrados, mas sempre aparecem. As dicas devem funcionar como um norte para o aluno que busca garantir um bom resultado no Enem”, frisa o professor Alex Lincoln.

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