De Boa no Enem 2022

Por G1 RN


Psicóloga escolar, Stephanie Barbosa — Foto: Silvia Barros/Cedida

Mesmo após quase um ano de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a palavra de ordem para os candidatos é não desanimar, especialmente neste período de fim de ano, marcado por confraternizações, recesso, férias e pela chegada do veraneio.

“É muito importante que as pessoas que vão fazer as provas do Enem tenham seus objetivos bem definidos, permaneçam encorajados e revisem os principais conteúdos para poder ter um resultado satisfatório. O momento é de rever os assuntos, fazer exercícios e tirar dúvidas com os professores”, avalia a psicóloga escolar, Stephanie Barbosa.

Para incrementar a rotina de estudos nas semanas que antecedem o Enem, a especialista sugere que os estudantes adotem técnicas práticas que potencializem o aprendizado, evitando perder o ritmo nessa reta final. As estratégias podem facilitar a absorção dos conteúdos já estudados e melhorar a produtividade.

Entre as várias formas de melhorar o aprendizado, está a implementação de técnicas de memorização, com mapas mentais, esquemas e produção de resumos. Esses são alguns dos recursos bastante utilizados por Gabriel Siqueira, de 17 anos. O adolescente quer cursar medicina e, fora do horário escolar, dedica ainda quase cinco horas de estudos diariamente. “É uma forma de internalizar os conteúdos estudados e sistematizar o que aprendi no dia", detalha o aluno da 3a série do Ensino Médio.

Gabriel Siqueira, de 17 anos, quer cursar medicina — Foto: Afonso Lopes/Cedida

Estipular metas de estudos e ter um banco de questões de vários concursos, também são apostas assertivas para quem está em busca de uma vaga na universidade. “As metas norteiam o caminho até o objetivo maior, mas precisam ser condizentes com a realidade de cada estudante. Elas ajudam a manter o foco e também podem servir para treinar o tempo de resolução de questões. Já o banco de questões é interessante para compreender como alguns tipos de conteúdos podem ser cobrados nas provas”, explica Stephanie Barbosa, que realiza um trabalho de orientação de estudos e profissional no Over Colégio e Curso, unidade Ponta Negra, Zona Sul de Natal, para adolescentes que vão realizar o Enem.

Assim como Gabriel Siqueira, Yasmin Mariano, de 18 anos, também pretende cursar medicina. Para se dar bem no Enem, a futura universitária tem recorrido aos exercícios mais dificultosos para ampliar os conhecimentos. “Quanto mais pratico, mas fácil fica o assunto estudado. Acredito que, nessa reta final, esse seja o melhor caminho a ser seguido”, conta.

Yasmin Mariano, de 18 anos, também pretende cursar medicina — Foto: Sandra Maria/Cedida

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!