Por Flávia Santucci, g1 Ribeirão Preto e Franca


Lucas França, de Ribeirão Preto (SP), teve a melhor nota em matemática do Brasil no Enem 2023 — Foto: Arquivo pessoal

Há duas semanas, a vida do estudante de Ribeirão Preto (SP) Lucas França, de 19 anos, se transformou. Ele se mudou para São Paulo (SP), a 314 quilômetros de distância da família e da namorada, para cursar o primeiro ano de medicina na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Toda essa mudança, no entanto, começou no interior do estado, quando o jovem decidiu ser médico depois de uma visita à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto (FMRP/USP).

Para Lucas, as possibilidades que a área oferece abriram caminhos que ele nem imaginava que poderiam existir.

"Foi ali que eu descobri que realmente queria aquilo. Antes, queria ser engenheiro aeronáutico, alguma coisa assim puxado para engenharia aeronáutica".

Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto — Foto: Valdinei Malaguti/EPTV

Depois da certeza do que queria fazer, veio a dedicação para conquistar o objetivo. E horas de estudo tiveram de ser incluídas na rotina, até então, leve de um adolescente.

"Posso dizer que já amadureci muito em duas semanas, é bem diferente. Espero amadurecer muito mais durante esses próximos seis anos".

Com os pés dentro da faculdade, Lucas dá uma dica para quem se prepara para entrar no ritmo dos vestibulares em 2024: não se dedicar a uma matéria mais do que a outra.

"Não pode estudar uma matéria mais e negligenciar as outras. Tinha o tempo do cursinho, que era umas seis horas de manhã, e à tarde eu procurava sempre estudar uma hora para cada matéria fixa. Inegociável uma hora para cada matéria à tarde. O tempo que sobrava mais, umas duas horas e meia, era o aprofundamento de alguma coisa que ficou para trás, fazer redação, mas você não pode negligenciar nenhuma matéria".

LEIA TAMBÉM

Além disso, não abrir mão do lazer também ajudou o estudante a relaxar na época das provas.

"No fim de semana tem que estudar, sim, mas tem que tirar um tempo para sair, ir pro cinema. Eu ia pra casa da minha namorada, ficava com ela, com minha família. É importante demais".

Em São Paulo, as aulas de Lucas começaram há duas semanas. A fase de adaptação tem sido, até o momento, bastante tranquila, mas o agora universitário sabe que vem dias difíceis por aí.

Por enquanto, vai se preparando aproveitando tudo que a faculdade pode oferecer e programa visitas frequentes a Ribeirão Preto para visitar a família e a namorada.

"É muita informação para absorver, então ainda estou aprendendo a lidar, vendo como vou estudar, porque é um pouco diferente do cursinho. Estou tentando conciliar também os esportes, tentando fazer tudo que a faculdade está oferecendo. Vou tentar voltar alguns fins de semana, mas também tenho família em São Paulo, então eles poderão vir passar um fim de semana comigo".

Nota máxima no Enem

Lucas foi um dos estudantes a tirar a maior nota de matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023: 958,6 pontos.

A média dos inscritos foi de 534,9 e a nota mais baixa foi 319,8, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O feito notório faz dele inspiração para muita gente que se prepara para a prova em 2024.

"Eu tinha ideia que tinha me saído bem na prova, consegui terminar todas as questões. Mas não tinha nenhuma ideia que fosse ser desse jeito. Eu estava confiante depois que terminei a prova, mas não nesse nível".

Lucas França, de 19 anos, tirou a maior nota em matemática do Brasil no Enem 2023 — Foto: Arquivo pessoal

A prova foi em novembro de 2023 e os resultados foram divulgados oficialmente no dia 16 de janeiro deste ano. Ao g1, Lucas contou que estava com os pais e a namorada no dia.

"Eu vi a nota e vi que foi relativamente alta, muito alta. Só que eu não sabia que era maior nota, foi uma surpresa".

Apesar de um desempenho tão excelente, matemática não era bem a matéria preferida de Lucas. Ele conta que, de fato, é a que ele tem mais facilidade, mas a média do estudante durante o ensino médio era de 65% a 70% de acerto nas provas.

"Exatas tenho mais facilidade, então é uma matéria que eu gostava mais. Mas, pra falar a verdade, eu não sabia muita coisa, relativamente quase nada. Quando eu fui para o [Escola SEB] Lafaiete, que realmente comecei a me dedicar em matemática e criar uma base muito forte a partir dali. Antes disso, eu não era bom".

10 minutos entre o melhor e o maior

O estudante conta que foram dez minutos entre checar a nota e descobrir que a pontuação era a mais alta entre os inscritos no exame. A emoção, diz ele, foi indescritível.

"Já tinha voltado pro carro e aí eu puxei o celular. Na própria postagem do Inep no Instagram mostrou qual foram as maiores notas em cada área do conhecimento e aí apareceu lá de matemática 958,6 e eu falei 'ó, essa aqui é a minha nota'. Aí já corri, gritei 'mãe, mãe, minha nota é a maior' e ela 'como assim?' eu falei 'olha aqui, mãe, está falando que é a maior'. Foi bem legal".

ENEM 2023 - DOMINGO (5) - Ribeirão Preto (SP): Caderno de prova do primeiro dia de exame — Foto: Érico Andrade/g1

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!