Da Escola da Ponte à gamificação, confira 7 cursos para professores - PORVIR
Crédito: Escola dos Nossos Sonhos/Arquivo

Inovações em Educação

Da Escola da Ponte à gamificação, confira 7 cursos para professores

Oferecidas por universidades, instituições e especialistas, educadores podem escolher diferentes técnicas de metodologias ativas e formação a distância recomendadas pelo Porvir

por Redação ilustração relógio 15 de fevereiro de 2022

Você já ouviu falar sobre a cidade de Bananeiras, no interior da Paraíba? Por lá, localiza-se a Escola Nossa Senhora do Carmo. Reconhecida pelo Ministério da Educação nos quesitos criatividade e inovação, a “Escola dos Nossos Sonhos”, como é apelidada, mantém o foco na educação comunitária, com orientações individuais. Sem salas de aula ou práticas educativas tradicionais, a metodologia se inspira na Escola da Ponte, de Portugal – fundada nos anos 1970 pelo educador José Pacheco, entre outros especialistas educacionais.

Tanto a escola paraibana quanto o educador português oferecem, neste começo de ano letivo, cursos online voltados para professores, estudantes e demais profissionais da comunidade escolar. Confira, abaixo, os detalhes de 7 oportunidades de formação a distância selecionadas pelo Porvir.

Fazer a Ponte no Brasil
O curso oferece a oportunidade de conhecer de perto a escola paraibana Nossa Senhora do Carmo, que, há seis anos, baseia-se nas premissas da Escola da Ponte. As aulas a distância são apresentadas pelos educadores locais, coordenados pela professora Leila Sarmento, com tutoria de Wilson Azevedo, diretor da Aquifolium Educacional.

Curso de Tutores | Pedagogia Open Learning, com José Pacheco
Também inspirada na Escola da Ponte e na Escola Aberta de São Paulo, a Open Learning School chega ao Brasil no formato online. Esta é a primeira vez que José Pacheco, cofundador da unidade, coordena um projeto educacional no formato remoto. No curso, ele ministrará uma formação exclusiva sobre os detalhes da pedagogia Open Learning.

Pedagogia histórico-crítica e educação infantil: escola, currículo e formação crítica
Oferecido pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), o grupo de estudos é focado nas questões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica relacionadas à educação infantil, com ênfase na concepção marxista de ciência e conteúdo curricular. O objetivo é assegurar aos alunos uma formação comprometida com a transformação da sociedade.

Academia Aula em Jogo, com Tiago Eugênio
Interessado em estratégias diferentes para capturar a atenção dos alunos? Pretende usar jogos e gamificação? Na Academia Aula em Jogo, professores têm acesso a tabuleiros digitais e jogos de trilha, batalhas de aprendizagem e RPG para aplicar em aulas presenciais e remotas. As aulas são ministradas por Tiago Eugênio, especialista nas áreas de gamificação e neuroeducação.

Prevenção da violência online na primeira infância
Prevenção e autoproteção como aliados na construção de rotinas saudáveis na educação infantil são os focos desse curso autoinstrucional, voltado para professores e equipes pedagógicas. Em quatro horas de formação, organizadas pelo Polo Itaú Cultural, pretende-se sensibilizar os cursistas sobre o uso seguro e das tecnologias na primeira infância.

Jenipapos – Literatura de autoria indígena
Também oferecida pelo Polo Itaú Cultural, a formação de seis horas promove uma série de encontros com escritores, em um espaço de troca e aprendizado sobre saberes indígenas. Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Daniel Munduruku, Dona Liça Pataxoop, Dona Vanda Pajé, Eliane Potiguara e Julie Dorrico são os autores convidados.

Jornada de certificação Google para Educadores
Com coordenação do Amplifica, o curso oferece mentoria bastante próxima a um facilitador, a fim de que o cursista se prepare para a certificação Educador Nível 1 do Google for Education. São oferecidas estratégias para desenvolver a fluência digital dos educadores, capacitando-os para ambientes digitais flexíveis.


TAGS

cursos, formação de professores

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x