Por APSO


Valores permanentes e princípios cristãos são práticas rotineiras, no qual, com uma educação de qualidade, formam alunos completos — Foto: Divulgação

O bullying, sem dúvidas nenhuma, é uma prática que afeta milhares de crianças e adolescentes no mundo todo e passou a ser uma questão impossível de ser ignorada. Dentro do ambiente escolar, esse comportamento pode deixar marcas profundas, afetando não apenas o bem-estar emocional, mas também o desempenho acadêmico e a autoestima dos jovens. Diante desse cenário preocupante, pais, educadores e a sociedade como um todo devem se unir para enfrentar o bullying, implementando estratégias inteligentes para proporcionar instituições educacionais seguras, inclusivas e livres de qualquer tipo de assédio.

Especialistas em educação ressaltam a necessidade de uma abordagem ampla e eficaz no combate ao bullying dentro das escolas. Orientadores educacionais, professores e psicólogos têm um papel fundamental em identificar comportamentos agressivos e oferecer apoio aos envolvidos, sejam eles vítimas ou agressores. Programas de conscientização, rodas de conversa e orientações regulares para professores e alunos também são ferramentas essenciais e que funcionam para criar um ambiente seguro e livre de violência.

Os profissionais do Colégio Adventista são preparados para conversar e atender as necessidades psicológicas dos nossos alunos — Foto: Divulgação

Neste contexto onde o bullying tem sido associado a ataques em escolas, principalmente nos últimos anos, o Colégio Adventista de Tatuí se destaca ao abordar essa questão de forma enérgica e abrangente. A Professora Marillaine Aleixo de Oliveira, Orientadora Educacional da Educação Adventista da região Sudoeste, explica que a preocupação com o bem-estar dos alunos, especialmente após a pandemia, levou a equipe escolar a focar o combate ao bullying como parte de um esforço mais amplo para enfrentar traumas psicológicos e garantir um rendimento escolar saudável.

A professora Graciela dos Santos, Orientadora Educacional do Colégio Adventista de Piracicaba e formada também em Psicologia, complementa: "O isolamento social da pandemia colocou em evidência a importância de abordar as questões socioemocionais dos alunos de maneira aberta, responsável e eficaz."

Ações e práticas

As ações contra o bullying no Colégio Adventista de Tatuí são amplas e contínuas, englobando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A professora Marillaine destaca que os pilares de empatia, valorização das pessoas e amor ao próximo são cultivados em todos os ciclos, promovendo um ambiente onde o bullying é identificado e evitado. "Nossos alunos são incentivados a se envolverem em rodas de conversas, a usarem urnas do desabafo, participarem de palestras com profissionais capacitados e a aproveitarem o atendimento individual da Orientação Educacional como rede de apoio.”

“Uma dessas ações propostas pela escola é a campanha “Diga não ao Bullying” que possui muita relevância para o diálogo com relação ao cenário socioemocional do Brasil, bem como na formação integral dos alunos. Isso é ir além!” ressalta a Professora Graciela.

Escola e família no combate ao bullying

APSO

APSO

A importância da parceria entre escola e família é inegável e faz toda a diferença nessa luta. "Nossos métodos são baseados em valores cristãos e princípios bíblicos", diz a professora

Marillaine. O Colégio Adventista de Tatuí trabalha para cultivar valores como solidariedade, amor ao próximo e respeito à família, promovendo uma vida saudável em sociedade.

Além disso, os professores recebem constantemente treinamentos e formações para que sejam capazes de abordar a temática do bullying de forma mais assertiva. A professora Graciela destaca que as capacitações anuais e bimestrais ajudam os professores a orientar os alunos sobre a importância de respeitar as diferenças e praticar a empatia.

A Educação Adventista proporciona por meio de atividades, formas do aluno se conhecer e desenvolver os aspectos emocionais e acadêmicos — Foto: Divulgação

As ações citadas acima ocorrem durante todo o ano letivo. No mês em que o projeto ganha mais destaque e quando uma denúncia de bullying chega à escola, a professora Marillaine explica que os envolvidos são acolhidos. "Compartilhamos com as famílias dos alunos e juntos encontramos a melhor medida a ser seguida para a vítima e o agressor."

Ao abordar o bullying de maneira intencional e envolvente, o Colégio Adventista de Tatuí demonstra seu compromisso com um ambiente educacional seguro, onde os alunos podem aprender não apenas o conteúdo pedagógico, mas também valores fundamentais para suas vidas, a missão da Instituição não é apenas acabar com o bullying, mas também contribuir para a formação integral dos alunos, promovendo valores fundamentais para uma vida em sociedade consciente e transformadora.

Conheça a Educação Adventista

A Rede de Educação Adventista, vai além do compromisso da qualidade pedagógica e aperfeiçoamento do desempenho escolar do aluno. A missão também envolve a formação integral dos alunos por meio de princípios cristãos e valores permanentes, tais como: honestidade, respeito, família, solidariedade, cidadania responsável, crescimento espiritual e confiança em Deus, por exemplo.

É oferecida uma educação prática, ativa, significativa e humanizada. Tudo isso com uma infraestrutura adequada, moderna e segura, professores qualificados e materiais didáticos exclusivos, que estimulam a aprendizagem e oferecem aos estudantes um mundo de possibilidades.

Conheça algumas das unidades que estão em nossa região. As matrículas estão abertas, mas as vagas são limitadas.

Mais informações:

Colégio Adventista de Hortolândia: WhatsApp (19) 2085-0175 |

hortolandia.sec@adventistas.org

Colégio Adventista de Indaiatuba: WhatsApp (19) 2085-0185 |

indaiatuba.sec@adventistas.org

Colégio Adventista de Itararé: WhatsApp (15) 3532-4513 |

itarare.sec@adventistas.org

Colégio Adventista de Piracicaba: WhatsApp (19) 2085-0190 |

piracicaba.sec@adventistas.org

Escola Adventista de Porto Feliz: WhatsApp (15) 3500-0240 |

portofeliz.sec@adventistas.org

Colégio Adventista de Sorocaba: WhatsApp (15) 3500-0230 |

sorocaba.sec@adventistas.org

Colégio Adventista de Tatuí: WhatsApp (15) 3500-0235 | tatui.sec@adventistas.org

APSO

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!