Cursos rápidos para professores que buscam novas metodologias ou recursos digitais - PORVIR
Crédito: Colin Behrens/Pixabay

Inovações em Educação

Cursos rápidos para professores que buscam novas metodologias ou recursos digitais

Confira uma lista de formações para quem precisa desenvolver habilidades para aulas online ou presenciais neste segundo semestre

por Redação ilustração relógio 20 de julho de 2020

As aulas remotas durante a pandemia do coronavírus colocaram professores diante de novas necessidades. Passados alguns meses desde a primeira vez que muitos tiveram que ligar o próprio computador ou celular para levar conteúdos pedagógicos aos alunos, já é possível ter mais clareza sobre os pontos que precisam ser desenvolvidos tanto em termos de novas metodologias quanto na parte técnica, com recursos digitais.

Abaixo, listamos alguns cursos que começam em breve ou que estão disponíveis sob demanda que apoiam educadores no desenvolvimento de novas habilidades. Clique sobre os títulos abaixo para ser direcionado às páginas de inscrição nos sites das instituições organizadoras.

Arte na BNCC
Para ajudar transformar a sala de aula em um espaço de invenção, investigação e pensamento crítico, o Instituto Arte na Escola e o Instituto AIPI lançam o curso online Arte na BNCC, para professores de Arte se apropriarem da nova Base Nacional Comum Curricular na prática. A formação será oferecida gratuitamente para mil professores da rede pública de ensino em parceria com a Chamex, marca de papéis para imprimir e escrever.

Com 40 horas de duração, a formação estará para os professores e professoras selecionados a partir de agosto, que podem começar a se dedicar aos módulos do curso a qualquer momento, em seu ritmo, já que Arte na BNCC é uma formação autoinstrucional. A trilha de aprendizagem está dividida em quatro módulos: Mapeando a Arte na BNCC, Processos de Criação, Materialidade e Entrelaçando a BNCC e os Territórios da Arte.

Aula em jogo
Professores dizem que a gamificação é uma metodologia difícil de colocar em prática e demandam muito tempo de planejamento e conhecimento. Neste curso, o professor Tiago Eugênio demonstra como desenvolver ferramentas de uso rápido para gamificar qualquer aula ou conteúdo. A ideia não é ensinar a usar Kahoot, Mentimeter e outras ferramentas criadas no exterior e importadas para o Brasil.

O educador vai ter contato com templates autorais, todos eles inspirados em jogos que os alunos amam: Plants Versus Zumbis, Clash Royale, Final Fantasy, Angry Birds, entre muitos outros. Na última sessão, você poderá criar uma fábrica de escape rooms e compartilhar de forma muito simples com os alunos. Tudo isso com logomarca, foto e conteúdo personalizados

Como começar a Fazer a Ponte
No curso destinado a educadores, a Aquifolium mostra o que fizeram aqueles que decidiram implantar a metodologia da Escola da Ponte, localizada em Portugal, em suas escolas aqui no Brasil.

As aulas vão discutir como esses educadores se prepararam para implementar mudanças inspiradas na Ponte, bem como seus primeiros passos e relacionamentos com alunos, pais, professores, gestores, comunidade ao redor.

Segundo o professor Wilson Azevedo, responsável pelo curso, as atividades são destinadas a quem deseja sair do lugar e avançar, a quem já decidiu mudar e ser parte da mudança em sua instituição ou comunidade.

Conversa que aproxima – aula online como experiência de aprendizagem
Curso promovido pela Dialógica – Desenvolvimento Institucional e Humano oferece oportunidade vivencial com conteúdos, dinâmicas e reflexões sobre como tornar as aulas a distância experiências que geram mobilização, compromisso e aprendizados para os alunos. Entre os temas tratados, estão: conceitos e reflexões sobre comunicação, feedback, emoções, engajamento, e colaboração para planejamento e realização de aulas online; construção de espaço de acolhimento e escuta; experimentação de diferentes metodologias de trabalho em grupo, compartilhamento de conteúdo e atividades preparatórias; e troca de experiências com professores de diferentes contextos

A carga horária é de 16 horas, sendo quatro encontros virtuais de 2 horas cada + 8 horas de atividades remotas. Datas: 10, 17, 24 e 31 de agosto, sempre das 17h às 19h.

Design Educacional
A formação do Instituto Crescer apoia o educador ao oferecer estratégias de aprendizagem ativa e ferramentas necessárias para gerir aulas remotas. Com certificado de 80 horas, o curso capacita o educador na criação de comunidades virtuais de aprendizagem no ambiente Moodle e produção de videoaulas e outros recursos interativos para compartilhar conceitos, ideias e reflexões importantes aos diferentes contextos educacionais.

Além disso, o participante ficará por dentro de estratégias avaliativas criativas e que são analisadas por meio de rubricas que tenham como foco o desenvolvimento de competências para o século 21.

Educação antirracista
A USP (Universidade de São Paulo) por meio da Faculdade de Educação divulga abertura de inscrições para o curso de extensão EaD de Educação antirracista: projetos de vida, pedagogias críticas, relações étnico-raciais e a Lei 10.639/03.

O curso tem como objetivo, promover projetos de vida pessoais e socialmente relevantes, a descolonização de discursos, atitudes e práticas no espaço escolar que questionem as hierarquias de gênero, raça, classe e etária favorecendo a construção de um currículo emponderador para a juventude periférica num contexto de formação para a diversidade. As inscrições vão até 9 de agosto pela plataforma Apolo.

Energia que Transforma
O Projeto Energia que Transforma é uma realização da Eletrobras, pelo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), feito em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com o objetivo de incentivar atitudes de consumo consciente de energia e integrar a temática Energia e Eficiência Energética ao currículo escolar, facilitando o atendimento às demandas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tanto para os alunos do segundo segmento do ensino fundamental, quanto do ensino médio.

Ao longo do curso, o educador será apresentado a conceitos e contextos energéticos; eficiência energética; recursos energéticos; formas de energia e conversões; sapiens e energia; práticas que transformam; cadeias e sistemas energéticos; ações de consumo de energia; matrizes energéticas; conservação de energia e desenvolvimento sustentável; visão de futuro e avaliação final.

Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação
Neste curso, oferecido pela Fundação Lemann em parceria com o Instituto Península e disponível na plataforma Coursera, o participante terá a oportunidade de aprender, a partir de experiências reais, como integrar as tecnologias digitais no seu contexto escolar. As vivências compartilhadas pelos diferentes professores envolvidos no curso proporcionará reflexões sobre os diferentes modelos de ensino híbrido e sua relação com a personalização do ensino.

Ensino híbrido e metodologias ativas
A Tríade Educacional estreia um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com cinco cursos online. Cada um tem 10 horas de duração, com experiências de aprendizagem assíncronas e um encontro síncrono. Entre os temas, estão: “Murais digitais: como facilitar a interação nas suas aulas?”, “Como elaborar vídeoaulas eficientes?”, “Ensino Híbrido: introdução”, “Personalização: estratégias para a equidade” e “Rotação por Estações na prática”. Cursistas ganham descontos progressivos quando se matriculam em mais de uma opção.

Ferramentas de interação
Nesta trilha oferecida pela Áurea618, o educador vai conhecer uma série de ferramentas de interação com os alunos para ambientes presenciais que apoiam atividades tradicionais e metodologias ativas de aprendizagem.

Neste curso de curta duração, será possível entender melhor as possibilidades de uso do Kahoot!, Anchor, QR Codes e Mentimeter, o que permite a aplicação imediata das competências desenvolvidas na sua escola.

Mapas de foco da BNCC
A Plataforma Polo, do Itaú Social, traz a formação para orientar gestores e professores, a partir da BNCC, na priorização dos conteúdos com foco no desenvolvimento integral e na progressão das aprendizagens. O material mostra como evitar déficits de aprendizagem em situações adversas (pandemia), ou em projetos que visem diminuir o distanciamento entre as expectativas de aprendizagem previstas no currículo/BNCC e as defasagens reais dos alunos.

Além disso, serve como guia para a elaboração de avaliações diagnósticas para dar clareza ao que os alunos sabem ou não, e de quais habilidades pré-requisitos eles precisam desenvolver para fazer os nivelamentos necessários.

Robótica e cultura digital
O Oi Futuro tem inscrições abertas para dois cursos online e gratuitos voltados a professores de ensino médio de todo o Brasil: Introdução à Robótica Educacional e Cultura Digital para Educação Criativa. Desenvolvidos pelo programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação), os cursos serão oferecidos online por meio de plataforma digital.

Até 9 de agosto, educadores podem se inscrever para uma das 50 vagas disponibilizadas em cada curso. As aulas vão acontecer em agosto e setembro e ao fim dos cursos, haverá uma avaliação para entrega de certificados digitais aos participantes.

Tecnologias na Prática
A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, por meio da Efape (Escola de Formação dos Profissionais da Educação), vai oferecer o curso “Tecnologias na Prática” que prevê preparar os educadores para utilização de tecnologias no planejamento metodológico das aulas em diferentes formatos e possibilidades. O curso é online e está dividido em três módulos e começa no dia 3 de agosto. A formação é direcionada a todos os professores (inclusive os eventuais), diretores de escola, vices, professores coordenadores, professores coordenadores de núcleo pedagógico, diretores dos núcleos pedagógicos e supervisores de ensino.

Para participar, não é necessário se inscrever previamente. No dia 3 de agosto, os profissionais podem acessar o ambiente AVA, no site da Efape e ter acesso ao conteúdo assim que clicar no termo de aceite.

* conteúdo em atualização


TAGS

base nacional comum curricular, competências para o século 21, formação continuada, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

13 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
13
0
É a sua vez de comentar!x