Cursos de curta duração para professores se destacarem em 2021 - PORVIR
Crédito: Ekaterina Mutigullina / histockphoto.com

Inovações em Educação

Cursos de curta duração para professores se destacarem em 2021

Confira formações com inscrições abertas que vão ajudar professores de educação básica a se preparar melhor para o ensino híbrido, presencial ou remoto

por Redação ilustração relógio 11 de janeiro de 2021

O ano letivo de 2021 promete ser tão exigente para professores quanto o anterior. As incertezas por conta da pandemia de certa forma permanecem. Isso não significa, no entanto, que o dia a dia do educador, especialmente durante as aulas remotas, precisa ser tomado por tarefas repetitivas e trabalho dobrado para o planejamento das aulas.

Abaixo, listamos alguns cursos com inscrições abertas que vão ajudar professores de educação básica a se preparar melhor, seja para atender a uma abordagem de ensino híbrido, presencial ou online. Eles trazem novas estratégias de aprendizagem, apoiam o autoconhecimento e dão subsídios para o protagonismo do estudante ao se basearem em metodologias ativas. Confira a lista:

Aquifolium
O ensino remoto pode se tornar uma experiência gratificante e de muita realização pessoal e profissional se você e a equipe de sua instituição tiverem a chance de conhecer e aplicar as melhores práticas, estratégias, técnicas e metodologias desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo dos 40 anos que a história da educação online já acumula. Pois é esta oportunidade que o curso “Educação online para o ensino remoto”, com 30h assíncronas, oferece a você e seus colegas. Após a conclusão das atividades, participantes ainda poderão contar, por 10 dias seguidos, com o apoio e orientação de seu instrutor, o professor Wilson Azevedo, pioneiro da educação online no Brasil com 25 anos de experiência neste campo.

Ativa Educação
A professora e pesquisadora Julia P. Andrade, por meio da Ativa Educação, convida todos os educadores a embarcarem em práticas imersivas inovadoras, por meio de três minicursos, que abordam o planejamento reverso, a avaliação formativa e as metodologias ativas para uma aprendizagem visível. São propostas que fundamentam a teoria e promovem uma experimentação significativa das estratégias metodológicas com trabalhos em grupos para todas as salas de aula.

Centro de Formação da Vila
Os diferentes cursos oferecidos a partir de 30 de janeiro incluem temas como brincadeiras na educação infantil, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas escolas e coordenação pedagógica frente às demandas da atualidade. Os cursos têm como público alvo educadores, coordenadores e gestores escolares. Conheça diferentes valores, cargas horárias e palestras. As formações incluem certificação.

Escolas Conectadas
Em casa ou na escola, é sempre uma boa ideia colocar alunos como protagonistas. No curso “Laboratório de criação de vídeos de bolso”, o professor vai entender como as produções com dispositivos móveis favorecem inúmeras aprendizagens e o desenvolvimento de competências fundamentais, como autoria, comunicação, síntese, colaboração, resolução de problemas e negociação de pontos de vista. Além disso, encorajam a construção e o enriquecimento de narrativas, viabilizando a expressão em múltiplas linguagens, contextualizadas e providas de sentido real.

Fundação SM/Cruzeiro do Sul
Pensando em uma solução para que professores possam acompanhar tantas alterações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a SM Educação em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul criaram a trilha de formação continuada “Na Prática”. O objetivo é promover ações de atualização prática para educadores e gestores, com foco na compreensão dos aspectos legais, estruturais e pedagógicos nos quais se baseiam a proposta do Novo Ensino Médio. A Trilha é dividida em sete etapas formativas, chamadas “Estações de Aprendizagem” e contém elementos onde gestores e educadores vão aprender e refletir sobre as melhores práticas para o Novo Ensino Médio.

Instituto Reúna
Importante ao longo de 2020 e cada vez mais presente na vida do educador, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é tema de dois percursos formativos desenvolvidos pelo Instituto Reúna. O site oferece 20 trilhas formativas para as etapas da educação infantil e do ensino fundamental, que servem de referência para a formação de formadores e de professores para a BNCC e os novos currículos e são ajustáveis às diversas realidades e necessidades das redes e escolas brasileiras. Cada trilha é composta por diferentes pautas com uma sequência de atividades recomendadas.

Instituto Arte na Escola
O curso “Arte na Escola Contemporânea Autoinstrucional” permite ao professor acompanhar as aulas em seu ritmo, na ordem que preferir. São quatro módulos temáticos que colocam o contato com a arte em primeiro plano. O curso oferece ferramentas e estratégias para o professor transformar a sala de aula em um campo de experimentação e pesquisa artística. A proposta do curso está baseada na construção em rede, para renovar a percepção do educador sobre suas as próprias práticas e aprofundar seus modos de atuação, a partir de abordagens do ensino contemporâneo. Como resultado, a sala de aula torna-se um espaço de invenção e investigação.

Khan Academy
A plataforma oferece gratuitamente a professores a formação para o “Prepare-se”, cursos preparatórios na disciplina de matemática e alinhados à BNCC para alunos do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio. A sugestão de uso pela Khan é de que os professores analisem o desempenho de cada aluno pelo relatório de progresso dos exercícios e avaliações formativas, e façam recomendações personalizadas para permitir que todas as habilidades e pré-requisitos presentes no curso sejam estudados pelos alunos.

Polo
O extenso cardápio de cursos e trilhas inclui “Experiência e protagonismo: a BNCC na Educação Infantil”, que detalha as concepções e as práticas alinhadas com o documento orientador e revela pesquisas e teorias da área. Ao longo de uma carga de 20 horas, o professor ficará por dentro de temas como Interações e brincadeiras, campos da experiência na BNCC, a prática pedagógica que privilegia a criança, o papel e o protagonismo de quem educa e a intencionalidade de quem educa na gestão de tempos e espaços, entre outros.

Tríade Educacional
Lilian Bacich e Leandro Holanda, professores com experiência em ensino híbrido, metodologias ativas e abordagem STEAM convidam para os cursos da Tríade Educacional que acontecerão neste semestre. O calendário do primeiro semestre inclui ensino híbrido, educação gamificada, avaliação e metodologias ativas, tutoria a distância e mais quatro opções, conduzidos por eles e pela equipe de formadores da Tríade. Como diferencial, as formações proporcionam experiências de aprendizagem assíncronas e assíncronas. O participante poderá explorar os materiais disponibilizados no ambiente e terá um momento síncrono, com a equipe da Tríade, no formato oficina e, então, retomar e aprofundar as temáticas do curso na plataforma.


TAGS

cursos, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x