Tijuca e Zona Norte
PUBLICIDADE

Por Regiane Jesus — Rio de Janeiro

Saber ler e escrever é o básico quando se pensa em educação, mas o analfabetismo ainda é uma triste realidade. Para combater este problema, o Instituto Yduqs, responsável por ações sociais em diversas unidades de ensino superior, está com inscrições abertas para o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. Os interessados podem fazer a matrícula até o dia 31 de julho. Para isso, basta acessar o site institutoyduqs.com.br/alfabetizacao ou se dirigir às unidades Del Castilho, Irajá, Ilha do Governador e Taquara da Universidade Estácio, parceira do projeto e local das aulas. O curso, de quatro meses, é gratuito, assim como os materiais didáticos.

Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Estácio, destaca a importância deste projeto social.

— Buscamos ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania. A iniciativa tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo. Mais de 850 pessoas já passaram pelo programa, e a cada edição implementamos a ação em novas unidades — diz a gestora.

Os estudantes matriculados terão aulas com alunos de cursos superiores da Estácio, como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática, com participação do corpo docente da instituição. As aulas são ministradas duas vezes por semana e têm três horas de duração. A proposta é que ao final do curso os alunos sejam capazes de ler e escrever pequenos textos, além de resolver problemas matemáticos simples, utilizar de forma crítica informações veiculadas nas mídias e comunicar-se por intermédio de mensagens de texto em aplicativo de dispositivo móvel.

Ensino médio

No Sesc, a oportunidade é para a EAD EJA, formação de jovens e adultos no ensino médio, oferecida pela primeira vez no Rio de Janeiro. As aulas duram 18 meses, sendo 80% on-line (gravadas) e 20% presenciais, ministradas duas vezes por semana, no período da noite, no Polo Educacional Sesc (Av. Ayrton Senna, 5.677), em Jacarepaguá.

EAD EJA: Sesc oferece ensino médio com 80% das aulas à distância pela primeira vez no Rio — Foto: Divulgação
EAD EJA: Sesc oferece ensino médio com 80% das aulas à distância pela primeira vez no Rio — Foto: Divulgação

As inscrições para as 60 vagas disponíveis devem ser feitas na página sesc.com.br/ead até 7 de julho. Para se inscrever, é preciso ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo e morar no Rio de Janeiro. Ao final, os alunos recebem certificado do Ensino Médio com qualificação profissional em Produção Cultural: a parte presencial incluirá participação em atividades de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc nos estados.

O curso foi elaborado em parceria com o Senac, responsável pela plataforma onde ele é ministrado. O conteúdo se baseia em atividades com maior potencial de engajamento dos alunos, como experimentações, simulação de práticas, jogos e dramatizações.

Os candidatos aprovados serão comunicados entre os dias 10 e 21 de julho, e as aulas começarão em 14 de agosto.

Mais recente Próxima 'Noite das estrelas': homenagem a antigo espetáculo LGBTQIA+ percorre as ruas da Maré
Mais do O Globo

Ele começou a tratar o problema com humor

Morador de Copacabana encontrou um 'antídoto' contra os pichadores do Rio

Conhecida por dançar com roupas justas, Om Fahad recebeu uma sentença de seis meses de prisão por vídeos

Condenada por danças 'indecentes', estrela do TikTok morre baleada na porta de casa, no Iraque

Empresa defende a inclusão de bebidas vegetais na cesta básica

Vida Veg, o ‘plant-based’ que ‘não quer copiar ninguém’ no sabor

Dados curiosos do Colégio Notarial do Brasil, entidade que representa os tabelionatos do país

Você sabe quantas Madonnas já foram registradas nos cartórios do Brasil?

Mais de 30 caminhões levarão o material até o local do show

Galeão vai receber 270 toneladas de equipamentos para o show de Madonna no Rio

Estudantes do Colégio pH participarão do mutirão 'Blue Oceans'. Estudo da USP mostra que 95% do lixo encontrado nas praias é composto por plástico

Alunos de escola e mergulhadores profissionais se unem em limpeza da Praia Vermelha, na Urca, neste domingo