Por G1 BA


Curso tem inscrições abertas atéo dia 11 de maio — Foto: Divulgação

Jovens que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até sexta-feira (11) para realizar matrícula no IngreSSAr, que é um curso preparatório gratuito com foco na prova. As inscrições, que seriam encerradas no final do mês de abril, foram prorrogadas.

O curso, que é promovido pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), deve beneficiar 400 jovens com idade entre 15 a 29 anos, em instituições de ensino credenciadas para os cursos intensivos.

As inscrições devem ser feitas por meio do site da SPMJ ou presencialmente no Infocentro da Juventude (localizado na Avenida Sete de Setembro, 202, Edifício Adolpho Basbaum, 4º andar). No local, o atendimento ocorre das 9h às 16h.

As aulas terão início no segundo semestre deste ano e prosseguem até as provas, em novembro. Podem se inscrever jovens residentes em Salvador; egressos do 3º ano do ensino médio da rede pública, bolsistas integrais em escolas particulares ou concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e integrantes de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. Esta última não é uma prerrogativa obrigatória.

A SPMJ também diz que é necessário que os selecionados estejam inscritos no Enem 2018 e apresentem, após esta primeira etapa, o comprovante de matrícula do Exame Nacional.

Conforme previsto em lei, 5% das vagas serão destinadas às pessoas com deficiência e 30% reservadas para pessoas que se autodeclaram negros. O cadastro de reserva será composto por até duas vezes o número de vagas e o resultado provisório, contendo a relação dos alunos aprovados, será promulgado no Diário Oficial do Município (DOM) e amplamente divulgado pelas redes sociais e pelos meios de comunicação.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1