Vivendo e aprendendo

Curso aborda importância do trabalho de base no combate ao fascismo

On-line e gratuito, curso é organizado pela Fundação Perseu Abramo e a Central de Movimentos Populares

REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
Trabalho de base para conter o crescimento das ideias de direita nas periferias: essa é uma das abordagens do curso online e gratuito promovido pela FPA e CMP

São Paulo – Muito se fala sobre os erros da esquerda após ter ocupado o poder e sobre as razões que levaram o Brasil a essa guinada à direita, que acaba com direitos, empregos e a soberania nacional. Afinal, os partidos de esquerda deixaram de estar presentes nas comunidades, de fazer o fundamental trabalho de base? Um curso promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e a Central de Movimentos Populares (CMP) vai abordar esse tema espinhoso, mas ao mesmo tempo essencial na luta contra o fascismo.

Desse modo, as inscrições para “Território e Luta: o trabalho de base do movimento popular urbano” estão abertas para as aulas on-line com início nesta quarta-feira (18). Mas é possível fazer a inscrição e acompanhar os 16 módulos ao seu tempo. Isso porque as aulas serão gravadas e estarão disponíveis semanalmente todas as terças-feiras na plataforma de ensino a distância (EAD). O curso sobre trabalho de base é totalmente gratuito e “aberto à toda a militância de esquerda do país”, como informa a FPA.

A ideia do curso é promover reflexões e buscar respostas a diversas questões contemporâneas. Entre elas: A esquerda deve voltar às bases? Como conter o crescimento das ideias de direita nas periferias? Como fazer o giro organizativo em direção da atuação no território? “Para isso, abordará temas como trabalho, educação, saúde, violência, religião, sempre com um olhar da ação no bairro”, informam os organizadores.

Fortalecer os movimentos

O curso, segundo a FPA, é voltado principalmente às associações de moradores e entidades locais, com o objetivo de fortalecer esses movimentos e o trabalho de base. “Ninguém tem dúvida de que precisamos nos comunicar melhor. Ou que é urgente atrair a juventude. Mas como colocar o discurso em prática? A centralidade da luta feminista e antirracista, bem como o cenário da cidade em disputa farão parte desse diálogo entre lideranças dos movimentos populares, quadros partidários, gestores e companheiros/as da academia”, ressalta o convite ao curso.

“Vamos articular a experiência acumulada pelos movimentos do período de redemocratização com as novas formas de organização que emergem nas comunidades. O intuito é enfrentar também os institutos e organizações travestidas de movimento ligadas à direita liberal que crescem na periferia. Além disso, o curso ainda apresentará experiências exitosas atuais de trabalho de base.”

Confira a programação

18 de agosto: Aula inaugural: “Caminhos da Esquerda e o Trabalho de Base”

Módulo 1: O trabalho de base

Introdução, breve histórico e contexto atual: como organizar o trabalho de base hoje.

Módulo 2: O território

Base teórica-conceitual. Identificação de cenários, parceiros, adversários.

Módulo 3: A cidade

Formação das metrópoles. Breve histórico do movimento pela reforma urbana. Primeiros movimentos urbanos.

Módulo 4: A cidade

Balanço dos governos petistas no desenvolvimento urbano. O momento atual das lutas nas cidades. O avanço da direita e as novas políticas urbanas neoliberais.

Módulo 5: Os direitos humanos

As lutas feministas, do movimento negro, juventude e LGBTI e sua relação com o trabalho de base dos movimentos.

Módulo 6: O mundo do trabalho

Precarização do mercado de trabalho, ataques à CLT, terceirização sem limite, uberização.

Módulo 7: Políticas públicas no território

Saúde e Educação: o postinho e a escola no contexto do cenário atual dessas políticas no Brasil

Módulo 8: Religiões

O impacto das religiões no trabalho de base do movimento. Como lidar com as ideias conservadoras e os preconceitos propagandeados por alguns líderes religiosos.

Módulo 9: Segurança pública

Outra política de segurança é possível. Como militar num território marcado por violência policial e controle de milícias e/ou do tráfico.

Módulo 10: Experiências internacionais

Lutas latino-americanas e articulação dos movimentos. Experiências locais do México e da Argentina.

Módulo 11: Mesa redonda Movimentos Populares

Como os movimentos estão lidando com a atual crise? Como está o trabalho de base dos movimentos hoje? Como construir uma linha comum.

Módulos 12, 13 e 14: Experiências exitosas na base do movimento

Apresentação de experiências em diferentes áreas e contextos de movimentos populares urbanos que, apesar das adversidades na atual conjuntura, têm realizado trabalho de base permanente e se fortalecido nas lutas.

Módulo 15: Comunicação e formação política

Metodologias, possibilidades, experiências dos movimentos, escolas e programas de formação.

Módulo 16: Organização para a luta

Consolidação da aprendizagem e diretrizes básicas para influenciar na organização do nosso movimento de base.


Leia também


Últimas notícias