Curso à distância ao vivo e novas pós: veja novidades das universidades para 2023

Ibmec lança graduação em que estudantes e professores se reúnem on-line, com hora marcada; FGV lança Administração no campus Barra

Por O Globo


Sala de aula do Ibmec Barra Divulgação

Foi-se o tempo em que as opções de curso superior na área da Barra da Tijuca eram escassas. Já presentes há tempos na região, grandes universidades têm investido na diversificação da oferta de cursos e serviços.

O Ibmec Barra, na Avenida Armando Lombardi 940, está lançando este ano um curso de graduação em Ciências Contábeis com aulas 100% síncronas e interativas. Ou seja, um curso à distância ao vivo: em vez de videoaulas gravadas e sessões esporádicas para tirar dúvidas, os alunos se reúnem com os professores como se estivessem num horário determinado em uma sala de aula. Uma das vantagens, para a instituição e para os estudantes, é que esta modalidade pode atrair pessoas de diferentes regiões do país para o curso, o que contribui para enriquecer as discussões.

O Senai-Cetiqt, na Barra, lança três novos cursos de pós-graduação à distância — Foto: Divulgação

O curso será de quatro anos, como os tradicionais. Além das aulas remotas, a cada semestre haverá uma semana reservada para um encontro presencial em uma das praças do Ibmec, com atividades práticas, mentorias, oficinas, palestras, seminários e visitas técnicas a empresas.

— O curso de Ciências Contábeis será o primeiro em formato ao vivo no Ibmec, e a previsão é que o portfólio seja ampliado nos próximos semestres. Os encontros presenciais, apesar de não serem obrigatórios, são fortemente recomendados para o melhor aproveitamento do curso e para contribuição na formação profissional — explica Marcos Lemos, reitor do Ibmec RJ.

O processo seletivo do Ibmec é composto de uma dinâmica em grupo e uma prova objetiva conjugada com uma redação. Outra possibilidade é a transferência ou segunda graduação, cujo processo seletivo é constituído por entrevista com o coordenador do curso e avaliação da grade curricular anterior do candidato.

O Ibmec Barra terá ainda novos cursos de pós-graduação, com duração de nove meses: Digital Marketing, Game Development e Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis —ESG.

Flávio Alves, coordenador do programa de pós-graduação em Odontologia da Unigranrio, que terá novas opções de especialização a partir deste mês — Foto: Divulgação/Rafaela Prado

Já a Fundação Getulio Vargas, sediada no Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen (Avenida das Américas 3.434), começa a oferecer a partir de 2023 a graduação de Administração de Empresas no campus Barra, com candidatos selecionados a partir de processo seletivo próprio, notas do Enem ou processos seletivos internacionais. Para este ano, porém, as vagas já foram preenchidas.

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, ou Senai Cetiqt, na Avenida Luís Carlos Prestes 230, tem três novos cursos de pós-graduação à distância: Ciência de Dados Aplicada à Segurança Cibernética, Economia Circular e Produção Sustentável e Produtos de Alta Performance à Base de Materiais Compósitos.

A Unigranrio (Avenida Ayrton Senna 2.200) também tem novos cursos de pós-graduação no bairro, todos com início em fevereiro: Prática ou Advocacia Cível, Implantodontia, Harmonização Facial, Cirurgia Plástica Periodontal e Peri-implantar e Instrumentação Mecanizada.

A Estácio é outra universidade que aumentou o leque de especializações: o campus Tom Jobim (Barra) recebe inscrições para a pós-graduação em Gastronomia, com ênfase em culinária brasileira e duração de um ano. O campus Recreio, no shopping Barra World, lança cursos de pós-graduação em Harmonização Orofacial, Endodontia, Implantodontia, Prótese Dentária, Dentística e Odontopediatria, todos com dois anos de duração, e Ortodontia, de três anos. Mais informações pelo site da Estácio ou pelo WhatsApp 96426-4933.

Mais recente Próxima Terapia com cães na escola: método atende alunos com autismo, depressão e outras necessidades especiais