Rio
PUBLICIDADE

Em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o governo do estado inicia em meados de outubro, e até o fim de 2024, o treinamento de professores da rede estadual que trabalham em áreas conflagradas. Ao todo, a PM mapeou 183 escolas nesta situação.

Os docentes vão aprender a proteger a si mesmos e os alunos em caso de confronto. Eles servirão como multiplicadores desse treinamento nas unidades escolares. A informação foi dada, ontem, pela major Raquel Ventura, coordenadora do Núcleo de Inteligência e Segurança da Secretaria Estadual de Educação, no segundo painel do Diálogos RJ, que teve como tema “A escola como um espaço acolhedor e seguro”.

— Vamos começar o treinamento por professores da Maré e do Alemão. Isso se dará em todo o estado. Entre essas áreas estão escolas localizadas em Campos, Belford Roxo e Nova Iguaçu — explicou.

O programa é o mesmo já adotado pela prefeitura do Rio nas escolas municipais. A coordenadora do programa Acesso Mais Seguro, da Cruz Vermelha, Karen Cerqueira Fernandes, afirma que o objetivo é prepara as instituições para identificar situações de risco e se antecipar a crises.

— Não se pode pensar apenas em fechar as escolas. Às vezes, a merenda é a única refeição dessas crianças. Qual o impacto de muitas aulas perdidas nos indicadores do desenvolvimento escolar? O que fazemos é treinar as redes públicas a fazer uma análise de como reduzir riscos— disse.

No painel, Raquel contou ainda que, como medida preventiva, 4,5 mil professores das redes pública e particular do Rio também já passaram por treinamentos para lidar com emergências provocadas por eventuais ataques gratuitos contra escolas. O programa, inspirado em protocolos do FBI, foi criado após uma professora morrer e quatro crianças serem feriadas a facadas por um aluno em março deste ano. O caso não foi isolado, e outros ataques a escolas já aconteceram no país.

— Também estamos desenvolvendo protocolos. A gente não pode paralisar nas crises, mas lidar com esse risco de ameaça, falsa ou não, nos deixa atônitos — revelou a reitora do Colégio Pedro II (federal), Ana Paula Giraux Leitão. — Escola tem que ser vista, na verdade, como instrumento de mobilidade social e formação de cidadãos.

Tratamento igualitário

Outro problema apontado pelos especialistas é o discurso do ódio. Antes restrito a chamada “deep web”, os relatos de potenciais ataques agora são divulgados abertamente nas redes sociais. Muitos interlocutores, inclusive, incentivam o agressor a ir em frente nos ataques.

O médico e psicanalista Luiz Alberto Py observa que as medidas preventivas devem ser adotadas também internamente nas escolas:

Tassia Cruz, professora da Fundação Getulio Vargas/Ebape, diz que no ambiente escolar os professores têm que tratar os alunos de forma mais igualitária, respeitando os ritmos de aprendizado, sem diferenciações.

— A natureza do homem é ser violento. E isso se reflete nas escolas. Não só, na prática de bullying, que pode ser desencadeado por qualquer motivo, como também há atitudes agressivas entre professores e alunos. A direção das escolas tem que saber trabalhar isso.

— No aprendizado, um fator importante é o erro. Isso gera frustrações no aluno, mas o professor tem que atender a esse estudante de igual maneira — alerta.

Mais recente Próxima Dois jovens músicos da Zona Norte vão brilhar como solistas em apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica no Municipal

Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio

Mais do O Globo

Enchentes e chuvas afetam 92% dos municípios gaúchos, segundo levantamento da Defesa Civil da manhã desta quinta-feira

Chuvas no RS: número de mortos sobe para 151; registro de desaparecidos cai para 104

Ícone do jornalismo esportivo, Greco faleceu nesta quinta-feira, devido a um tumor cerebral

Morre Antero Greco: canal ESPN homenageia o jornalista, comentarista da emissora por 30 anos

Ex-apresentador do SportsCenter, da ESPN, lutava contra um tumor no cérebro desde 2022

Palmeiras lamenta a morte do jornalista Antero Greco, aos 69 anos

Em conversa com a Ela, apresentadora fala sobre os planos de aumentar a família

Sabrina Sato abre o jogo e revela se pretende ter filhos com Nicolas Prattes

Segundo Receita Federal, pagamentos da primeira leva superam R$1,1 bilhão e serão beneficiados cerca de 900 mil moradores do Rio Grande do Sul

Imposto de Renda 2024: primeiro lote  de restituição terá prioridade para gaúchos

Instituto de Segurança Pública divulga nesta quinta-feira levantamento sobre o tema na plataforma ISPTrânsito

Veja as vias com mais vítimas de acidentes de trânsito no estado do Rio

Exposição também terá uma homenagem especial aos 85 anos do Batman

Capa original do Super-Homem será exibida na mostra Casa Warner no Rio

Situação aconteceu após a vitória do Flamengo sobre o Amazonas pela Copa do Brasil

Gabigol demonstra gratidão por Tite: 'Conta comigo. Você foi na minha casa quando eu fui suspenso'