Por TV Anhnaguera


Cronograma de retomada de aulas divide opiniões

Cronograma de retomada de aulas divide opiniões

Os alunos da rede estadual estão há cerca de três meses fora das salas de aula no Tocantins, por causa da pandemia do novo coronavírus. Um cronograma para retorno das aulas presenciais foi apresentado pela Secretarial Estadual da Educação, mas a medida tem dividido opiniões e causado receio quanto à transmissão do vírus. O sindicato que representa os profissionais da educação é contra a retomada das aulas presenciais, mesmo que isso só aconteça em agosto.

O estudante Carlos Eduardo está na 2ª série do ensino médio e quer fazer a prova do Enem para testar os conhecimentos. A suspensão das aulas por causa da pandemia, vem mudando os planos. Sem muitos aproveitamentos em casa, ele quer o retorno integral das aulas presenciais com cuidado para evitar a contaminação entre os estudantes.

"Se a gente tiver toda a prevenção, toda a higienização das salas, colocar álcool em gel, todos os alunos com distanciamento social, seria bastante bom", disse.

A estudante da 3ª série do ensino médio Bárbara Silva está ansiosa para retomar os estudos. Mas, fica com receio de voltar em meio ao crescimento dos casos da Covid-19. "Eu fico bastante dividida porque é o meu ano de vestibular, tanto meu, quanto dos meus colegas".

O estudante Carlos Eduardo concorda com o retorno das aulas — Foto: Reprodução/TV Anhangera

O cronograma apresentado pela Secretaria Estadual da Educação contempla todos os estudantes do ensino fundamental ao médio. Os estudantes da 3ª série seriam os primeiros a voltarem à rotina de estudos.

Em toda a rede, são 16.845 alunos da 3º série do ensino médio. Conforme o calendário proposto, os estudantes teriam aulas virtuais entre os dias 29 de junho e 31 de julho. Em agosto, seria o retorno das aulas presenciais.

Metade dos alunos destas turmas voltam no dia 3 de agosto para as salas de aula e a outra metade fica em casa. Na semana seguinte, a partir de 10 de agosto, os alunos revezam.

Já no dia 17, conforme o cronograma, 50% dos estudantes da 1ª e 2ª séries do ensino médio voltariam a estudar. Já no dia 24, volaria a outra parte dos alunos matriculados nessas séries.

No dia 31 de agosto, 50% dos alunos do ensino fundamental voltariam a ter aulas presenciais. Os demais voltariam no dia 9 de setembro.

Com a proposta, a secretaria pretende encerrar o ano letivo de 2020 em janeiro de 2021. O modelo apresentado pela secretaria estadual tem gerado preocupação entre pais, estudantes e entidades classistas. O presidente do sindicato que representa os profissionais da educação José Rodrigues não concorda com o retorno.

"Se você falar para mim 'eu vou botar 20 alunos em uma sala', são 20 grupos sociais diferentes que vão ter ali, mais os professores. Então não é hora de se pensar em retorno, é hora de se pensar em defender vidas", disse.

A moradora de Paraíso do Tocantins Aurea Camargo, que tem uma filha na 1ª série do ensino médio, tem várias dúvidas sobre os cuidados que serão adotados para prevenir os estudantes do vírus. "Terá toda a segurança, garantia de que haverá o distancimanto social?", questionou.

A médica Lorena Viana confirma o risco e lembra que crianças e adolescentes geralmente não apresentam sintomas graves da doença, mas são considerados vetores de transmissão. "A gente tem que entender que por mais que sejam relaxadas essas medidas, a pandemia não está controlada e nem eliminada e nós vamos ter que uma atitude muito responsável de continuar adotando as medidas preventivas fazendo o isolamento social voluntário".

A secretária estadual de educação Adriana Aguiar explicou que a proposta de retomada será avaliada logo após a primeira semana de aulas presenciais. Disse que as medidas de segurança serão tomadas.

"Todas as ações dessa proposta caminharão juntas com os dados da Secretaria de Saúde. Portanto, é possível sim que seja adaptada, readequada e principalmente, observando os dados da saúde e as especificidades de cada localidade. Garantiremos EPIs para servidores e todos os alunos, que terão álcool em gel, máscaras, dispenser instalados nas nossas unidades escolares, além de que todas as escolas passarão por sanitização. O modelo de revezamento é justamente para garantir que cada aluno tenha um distanciamento de duas carterias entre um aluno e outro".

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!