Por G1 SC


Programa 'Mais Educação' é suspenso em SC

Programa 'Mais Educação' é suspenso em SC

Com a mudança de critérios para a inclusão de escolas públicas no programa do Governo Federal "Mais Educação", 724 unidades educacionais catarinenses ficaram sem aulas no contraturno escolar. A Secretaria de Educação tenta incluir as unidades desasitidas em outros programas, mas ainda não há previsão, como mostrou o Jornal do Almoço.

"Nós estamos fazendo um estudo pra que possamos atender pelo menos 86 escolas", disse a coordenadora do programa de Educação Integral da Secretaria Estadual da Educação, Dilcéia Prazeres Orsi.

Em 2017, eram atendidas 808 escolas no estado no "Mais Educação", sendo 341 estaduais e 467 municipais. Esse número passou para 84 neste ano - 44 estaduais e 40 municipais.

Escolas com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram descredenciadas do programa. As notas têm que ficar abaixo de 4, 4 nos anos iniciais e 3 nos anos finais. O Bolsa Família também faz parte dos critérios: 50% dos alunos precisam estar inscritos no programa de transferência de renda.

Alunos e professores insatisfeitos

"O MEC alega que a escola teve melhora na nota das provas externas. Na verdade, isso é um motivo que a gente fica feliz, mas é um fator que mostra que o programa funciona. E se estava funcionando, não tinha motivo para ser retirado, né?", reclama o diretor da Escola Estadual Leonor de Barros, Vitor Baltazar.

A unidade do bairro Itacorubi, em Florianópolis, foi descredenciada e mais de 100 alunos foram desassistidos. Lá estuda Emili de Souza, de 11 anos, que fazia aulas extras havia três anos por meio do programa.

Moradora do Morro do Quilombo, uma região de vulnerabilidade da capital catarinense, ela ficava o dia todo na escola, onde tinha reforço de português, matemática e aulas de dança.

O diretor da escola diz que os alunos foram pegos de surpresa. "Essas crianças não estão mais na escola em período integral e a gente não sabe onde elas estão no contraturno. As famílias também não tem mais a tranquilidade de saber que os filhos estavam aqui recebendo ensinamento, aprendizados, oportunidades muito enriquecedoras", disse o diretor Vitor Baltazar.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1